O que o hemograma pode indicar?

Índice

O que o hemograma pode indicar?

O que o hemograma pode indicar?

O hemograma pode ajudar a detectar doenças como anemia, alguns tipos de câncer como leucemia, infecções e inflamações, problemas no sistema imunológico, entre outras.

O que é preocupante no hemograma?

Quando este valor é muito alto, ocorre a leucocitose, que assinala, principalmente, uma infecção. Quando a contagem é mais baixa que o normal (leucopenia), pode indicar depressão da medula óssea, infecções virais ou reações tóxicas. Os leucócitos são diferenciados em cinco tipos no hemograma.

Quais alterações no hemograma são indicativas de câncer?

Sinais de alerta são a quantidade de glóbulos vermelhos e o tamanho das hemácias e leucócitos, o que pode indicar células atípicas e imaturas circulando no sangue; AFP, que detecta a alfafetoproteína (AFP) e pode indicar a presença tumores no estômago, intestino, ovários ou de metástases no fígado.

Como fazer o hemograma do sangue?

Para a sua coleta não é necessário a realização de jejum, entretanto, recomenda-se não realizar atividade física 24 horas antes do exame e ficar 48 horas sem tomar nenhum tipo de bebida alcoólica, pois podem alterar o resultado. O hemograma serve para auxiliar diagnóstico e acompanhar a evolução de doenças que provocam alterações no sangue, como:

Por que o hemograma é útil?

Através da análise dos leucócitos (glóbulos brancos), hemácias (glóbulos vermelhos) e plaquetas, o hemograma fornece ao médico informações importantes sobre as células do sangue, sendo muito útil para auxiliar o diagnóstico ou acompanhar a evolução de diversas doenças.

Como o hemograma pode auxiliar a saúde?

Assim, o hemograma pode auxiliar o diagnóstico de uma grande variedade de doenças e problemas de saúde, como: 1 Hemorragias; 2 Doença cardíaca; 3 Alterações do sistema imunológico; 4 Distúrbios na medula óssea; 5 Câncer; 6 Processos infecciosos e inflamatórios; 7 Reações a medicamentos e tratamentos. More ...

Qual o resultado do hemograma completo?

Resultados acima ou abaixo do normal (veja os valores de referência abaixo) podem relevar que algum processo não está funcionando como deveria no organismo. Vale destacar que todo pedido de hemograma completo pode ser chamado simplesmente de "hemograma", pois não existe hemograma que não seja feito de maneira completa.

Postagens relacionadas: