Como saber minha fase lútea?

Índice

Como saber minha fase lútea?

Como saber minha fase lútea?

A fase lútea sempre dura 14 dias, enquanto a fase folicular pode variar de mulher para mulher. Por isso que é possível contar o período fértil como sendo 14 dias antes da menstruação. Para fazer o cálculo do período fértil irregular é necessário saber o tempo de duração dos últimos três ciclos menstruais.

O que é fase folicular e lútea do ciclo menstrual?

O ciclo menstrual tem três fases: Folicular (antes da liberação do óvulo) Ovulatória (liberação do óvulo) Lútea (depois da liberação do óvulo)

Quando deve ser feito o teste de fase lútea?

O teste deve ser feito após os dias corriqueiros de fase lútea. Porém, como nem todas as mulheres sabem exatamente de quantos dias é a sua fase lútea, vale ressaltar que o teste deve apenas ser feito após, pelo menos, cinco dias de atraso menstrual. Se acontecer a nidação, a fase lútea passa a ser uma fase inicial de gravidez.

Quais são os sintomas da fase lútea?

Tem também efeitos em outros órgãos, nomeadamente mamas. É por este motivo que, na fase lútea, sintomas como maior tensão mamária e algumas alterações intestinais (maior obstipação ou “intestino preso”) são habituais. A temperatura basal aumenta ligeiramente (cerca de 0,5 grau celsius).

Por que a fase lútea é importante para a gravidez?

Antes, o que era um folículo que abrigava o óvulo, agora se torna um importante responsável pela manutenção de uma possível gravidez. A fase lútea leva o nome do seu protagonista: o corpo lúteo. Assim que o folículo libera o óvulo, esse mesmo “casulo” se enche de sangue para ajudar na produção de progesterona.

Será que o defeito na fase lútea é uma das causas de infertilidade?

No entanto, que o defeito na fase lútea seja uma das causas de infertilidade, além da melhor forma de diagnosticar e tratar o problema, é um tema de debate entre pesquisadores e profissionais de saúde (12). A baixa progesterona durante a fase lútea não parece estar associada a um aumento no risco de abortos espontâneos.

Postagens relacionadas: