Qual é a diferença entre conjuntivite viral e bacteriana?

Índice

Qual é a diferença entre conjuntivite viral e bacteriana?

Qual é a diferença entre conjuntivite viral e bacteriana?

A conjuntivite bacteriana provoca o aparecimento de muco e pus, que pode ser amarelo escuro ou ter cor esverdeada. Também pode provocar dor e lacrimejo; A conjuntivite viral tem uma sintomatologia mais ligeira. O olho não fica tão vermelho e o pus é mais claro e menos abundante.

Qual a diferença de conjuntivite alérgica e bacteriana?

As do tipo viral e bacteriana são causadas por vírus ou bactérias, como os nomes indicam. Isso faz com que o corpo tente enfrentá-los, enquanto eles agem ativamente, desencadeando a infecção. Já a alérgica tem fatores externos, mas que são itens como poeira, pólen, produtos químicos ou outros afins.

Qual conjuntivite é mais comum?

A conjuntivite viral é a mais comum e também mais branda de todas. Geralmente é tratada com o uso de colírios lubrificantes ou anti-inflamatórios, tendo sua cura em cerca de três dias. Já a bacteriana é um pouco mais delicada, sendo transmitida via contato com secreções contaminadas.

Qual a causa da conjuntivite bacteriana?

Este é um tipo de conjuntivite muito contagiosa e pode afetar apenas um ou ambos os olhos. A conjuntivite bacteriana é aquela que gera sintomas mais intensos, e produz secreções mais espessas, amareladas e abundantes do que a conjuntivite viral, em que as secreções são mais esbranquiçadas.

Como surgem os sintomas de uma conjuntivite viral?

Os sintomas que normalmente surgem no caso de uma conjuntivite viral são: Normalmente, estes sintomas surgem apenas num dos olhos, já que não existe produção de remela que acabe infectando o outro olho.

Como se trata a conjuntivite?

Escute o nosso conteúdo! A conjuntivite é uma das doenças oculares mais comuns no Brasil e precisa ser diagnosticada por um oftalmologista qualificado para que o tratamento correto seja indicado. A doença consiste na inflamação da conjuntiva, que é a membrana transparente que cobre o globo ocular e a parte interna da pálpebra.

Por que a conjuntivite viral desapareça?

Embora a conjuntivite viral muitas vezes desapareça sem necessitar de um tratamento específico, é muito importante consultar um oftalmologista, para confirmar o tipo de conjuntivite e receber as orientações corretas para facilitar o tratamento.

Postagens relacionadas: