Como saber se é virose ou infecção intestinal?

Índice

Como saber se é virose ou infecção intestinal?

Como saber se é virose ou infecção intestinal?

Dor abdominal, diarreia, náuseas e aquele mal-estar que não passa por nada: esses são os sintomas clássicos das viroses intestinais. Mas também são sinais que aparecem quando comemos algo contaminado e temos uma intoxicação alimentar.

O que é virose alimentar?

Causada pela ingestão de alimentos que contêm organismos prejudiciais, como bactérias, parasitas e vírus, a intoxicação alimentar possui sintomas semelhantes à virose. Dor abdominal e cólicas, sensação de refluxo, vômitos e diarreia aquosa, podem indicar que você contraiu a doença.

Quanto tempo dura a intoxicação alimentar?

O ciclo da intoxicação alimentar pode durar de 2 dias a 2 semanas, tudo dependerá do organismo contaminado. No caso de crianças e idosos, o mal pode perdurar por mais tempo, justamente pelo sistema imunológico ser mais fraco ou debilitado.

Qual a diferença entre virose e intoxicação?

Como já foi dito, tanto a virose quanto a intoxicação costumam se apresentar com sintomas parecidos: diarreia, náuseas e/ou vômitos, tontura, dor abdominal e perda de apetite e, em alguns casos, febre. A diferença entre um e outro começa a aparecer quando observamos a intensidade e duração dos sintomas.

Como saber se você está com intoxicação alimentar?

Além disso, grávidas, idosos, pessoas debilitadas e crianças devem consultar o médico assim que os primeiros sintomas de intoxicação surgem, pois são mais sensíveis e geralmente apresentam sintomas mais graves. Para saber o risco de estar com intoxicação alimentar, selecione os sintomas apresentados no teste a seguir:

Por que a intoxicação alimentar desaparece?

Na maioria das vezes, a intoxicação alimentar é suave e desaparece após alguns dias. Tudo o que você pode fazer é esperar seu corpo para se livrar do germe que está causando a doença. Mas alguns tipos de intoxicação alimentar podem ser mais sérios – nesses casos, você precisa ver um médico.

Como proteger seu corpo da intoxicação alimentar?

Pessoas com doença crônica: ter uma doença crônica - como diabetes, hepatite ou AIDS - ou estar fazendo quimioterapia/radioterapia para o câncer reduz sua resposta imunológica, aumento o risco de intoxicações. Saiba mais: Você protege seu corpo da intoxicação alimentar? Coisas que aumentam o risco de contrair uma intoxicação alimentar incluem:

Postagens relacionadas: