O que caracteriza a ansiedade?
O que caracteriza a ansiedade?
A ansiedade e os transtornos de ansiedade são um conjunto de doenças psiquiátricas marcadas pela preocupação excessiva ou constante de que algo negativo vai acontecer. Em especial durante as crises de ansiedade, as pessoas não conseguem se ater ao presente e sentem uma grande tensão, às vezes sem um motivo aparente.
Quando se preocupar com a ansiedade?
ANSIEDADE QUANDO DEVO ME PREOCUPAR?
- Cardiovasculares: palpitações, taquicardia, aumento de leve a moderado na pressão sangüínea, rubor ou palidez.
- Respiratórios: falta de ar subjetiva, taquipnéia (respiração curta e acelerada).
- Cutâneos: manchas, “erupções”, sudorese aumentada, variações na temperatura cutânea.
O que pode causar a ansiedade?
O que causa ansiedade?
- Genética. A propensão a ter ansiedade pode estar marcada no nosso DNA. ...
- Evento traumático. ...
- Situações estressantes geradas por expectativa. ...
- Doenças físicas. ...
- Distúrbios hormonais. ...
- Traumas de infância. ...
- Abuso de substâncias. ...
- Possíveis complicações.
Qual a causa de um ataque de ansiedade?
Um ataque de ansiedade é uma reação de estresse de alto grau ativada por um comportamento excessivamente apreensivo. Preocupar-se / temer algo realmente ruim pode acontecer ou pela ação involuntária de um corpo excessivamente estressado. Em outras palavras, os ataques de ansiedade têm duas causas principais:
Qual é a ansiedade?
A ansiedade é um distúrbio psicológico que apresenta vários sintomas e, entre os mais conhecidos, está o medo do que ainda não aconteceu. Ela pode afetar nossa rotina, já que, em muitos casos, a doença paralisa e faz deixar de tomar decisões por uma preocupação excessiva. A crise de ansiedade pode ser o momento em que ela vem à tona.
Como se lembrar do ataque de ansiedade?
Semelhante ao sintoma acima, você pode apresentar dificuldades para se lembrar dos momentos antecedentes ao ataque de ansiedade. Os pensamentos embaralhados podem prolongar o ataque de ansiedade, pois você se torna incapaz de pensar logicamente e racionalizar o que está acontecendo.
Como identificar os aspectos que intensificam a ansiedade?
Se faz necessário identificar os aspectos que intensificam a ansiedade em cada paciente. Embora o ataque de ansiedade seja dominador, você ainda pode “contra-atacá-lo” colocando em prática algumas estratégias. Não deixe a preocupação excessiva obstruir o pensamento objetivo.