O que se deve observar em crianças com meningite?
Índice
- O que se deve observar em crianças com meningite?
- Como identificar moleira alta?
- Porquê da meningite viral em bebê?
- O que acontece quando a moleira do bebê tá alta?
- O que pode ser moleira inchada?
- Quais são os sintomas de meningite no bebê?
- Como Prevenir a meningite bacteriana?
- Como chegar ao diagnóstico da meningite bacteriana?
- Quando começar o tratamento da meningite?
O que se deve observar em crianças com meningite?
Meningite meningocócica em bebês: 11 sintomas da doença
- Febre alta. A febre é um dos sintomas iniciais da meningite meningocócica em crianças com menos de cinco anos. ...
- Perda de apetite e vômitos. ...
- Erupção cutânea.
Como identificar moleira alta?
Fique atento caso a moleira do bebê ficar alta, neste caso você precisa observar se ela está flexível ou tensa. Se estiver alta e tensa é sinal de que está aumentando a pressão no cérebro por algum motivo, que precisa ser investigado com urgência.
Porquê da meningite viral em bebê?
Causas virais menos comuns são papeira, sarampo, o vírus da imunodeficiência humana (HIV), vírus da poliomielite e vírus do Nilo Ocidental, embora existam muitos mais. As crianças que não cumpriram inteiramente o programa de vacinas podem estar em maior risco de meningite viral.
O que acontece quando a moleira do bebê tá alta?
Moleira alta: pode ser resultado de aumento da pressão craniana no bebê ou de um quadro de infecção. Nesse caso, é imprescindível levá-lo ao médico.
O que pode ser moleira inchada?
A principal causa de moleira alta ou inchada na criança é o aumento da pressão cerebral, o que pode ser desencadeada por inflamações ou armazenamento irregular de líquidos na região do crânio.
Quais são os sintomas de meningite no bebê?
Sintomas de meningite bacteriana. O tempo de incubação da bactéria geralmente é de 4 dias até que a pessoa comece a apresentar os primeiros sintomas de meningite, que podem ser: Confusão mental. Além destes, os sintomas de meningite no bebê podem incluir irritabilidade, choro forte, convulsões e moleira dura e tensa.
Como Prevenir a meningite bacteriana?
A maioria dos casos de meningite bacteriana surge de forma isolada, mas podem ocorrer surtos de meningite meningocócica. Os médicos receitam antibióticos preventivos para pessoas que estiveram em contato muito próximo com a criança doente (normalmente para quem mora na mesma casa ou colegas próximos de classe).
Como chegar ao diagnóstico da meningite bacteriana?
O médico pode chegar ao diagnóstico da meningite bacteriana após observar os sintomas apresentados e o exame líquor cefalorraquidiano. O antibiograma realizado através do líquor é importante para identificar o tipo de bactéria que está causando meningite porque existem antibióticos mais indicados para cada tipo de bactéria.
Quando começar o tratamento da meningite?
Mas, dependendo do estado da criança, o tratamento pode começar antes mesmo de se ter o diagnóstico fechado. Qual é o tratamento da meningite? Se a meningite for viral, o tratamento se resume ao controle dos sintomas e a repouso. Ela costuma ir embora rápido, mas a sensação de cansaço e a dor de cabeça podem permanecer por mais tempo.