O que faz o corpo reter líquido?
O que faz o corpo reter líquido?
O que causa a retenção de líquidos? A retenção de líquido é causada pelo acúmulo de água entre as células do corpo. As mulheres são bastante atingidas pelo inchaço, sintoma característico do problema, principalmente durante a menopausa e o período pré-menstrual.
Como saber a diferença entre gordura e inchaço?
A gordura, por exemplo, se caracteriza pelo aumento do volume das células adiposas na silhueta e o inchaço pelo acúmulo de líquido entre as células. Por isso, um simples teste de toque é capaz de definir a causa do aumento das medidas.
Como saber se a pessoa está com retenção de líquidos?
Pressionar com o polegar durante 30 segundos a região próxima dos tornozelos e depois observar se a região ficou marcada é uma forma fácil de descobrir que está retendo líquidos. A marca da meia no tornozelo ou a marca da roupa apertada na cintura também servem de parâmetro para avaliar se a pessoa está com retenção de líquidos.
Como acabar com a retenção de líquidos?
Saiba o que fazer para acabar com a retenção de líquidos. Além disso, uma forma de favorecer a eliminação do líquido acumulado é através da realização de drenagem linfática, que é um tipo de massagem que promove a condução dos líquidos acumulados para os vasos linfáticos, ajudando a desinchar.
Como saber se sofre de retenção de líquidos?
Se deseja saber se sofre de retenção de líquidos, é muito importante que preste atenção às suas pernas. As extremidades inferiores costumam ser as primeiras afetadas perante esta condição, por isso, a pessoa começa a ter cansaço e peso nas pernas devido à falta de drenagem adequada.
Quais são as consequências da retenção de líquidos?
A American Society for Clinical Oncology afirma que as principais consequências da retenção de líquidos incluem o seguinte: Ganho de peso inexplicável. Inchaço nas pernas e tornozelos. Aumento da circunferência abdominal ou diminuição da necessidade de urinar, entre outros. Os casos de retenção de líquidos geralmente ocorrem em idosos.