Como trabalhar a BNCC na sala de aula?

Índice

Como trabalhar a BNCC na sala de aula?

Como trabalhar a BNCC na sala de aula?

Antes de tudo, vale dizer que a BNCC não engessa seu trabalho, mas orienta o que deve ser desenvolvido com sua turma em relação aos componentes e competências que ela define, uma vez que ela faz parte do currículo e, consequentemente, do PPP da sua escola e do seu trabalho em sala de aula.

Como usar a BNCC?

A BNCC é um documento normativo que tem por objetivo elaborar e delimitar, por meio de um conjunto orgânico e progressivo, as aprendizagens essenciais dos estudantes. Essas aprendizagens essenciais devem ser seguidas por todas as escolas e alunos que estejam em curso na Educação Básica.

Como aplicar as competências em sala de aula?

O objetivo se trabalhar habilidades e competências em sala de aula é tornar o aluno protagonista de seu processo de aprendizado. Os educadores, como figuras importantes nesse processo, devem sempre se atualizar, falando a linguagem dos alunos e trazendo inovações para a sala de aula.

Como explicar a BNCC para os professores?

Apresente aos professores a estrutura da BNCC no Ensino Fundamental. Fale que o documento se organiza em anos iniciais (1º ao 5º ano) e anos finais (6º ao 9º ano), que as áreas estão divididas em Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza, Ciências Humanas e Ensino Religioso.

Como o professor usa a BNCC?

O professor 2.0 tem um papel essencial na nova BNCC. Ele vai utilizar os recursos tecnológicos para se conectar às formas de comunicação e expressão particulares das novas gerações, desenvolvendo competências e habilidades atuais, que contribuem na criação de uma nova realidade educacional.

Como referenciar a BNCC em um trabalho?

O BNCC é um documento feito pelo Ministério da Educação, adotando a mesma regra dos documentos oficiais de outros Ministérios temos:

  1. Na frase (Citação Indireta): Brasil (2018);
  2. No fim de Parágrafo (Citação Direta): (BRASIL, 2018, p. 35);
  3. Referências: BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular.

O que colocar em competências no plano de aula?

O papel das competências gerais da BNCC em seu plano de aula. Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.

Como desenvolver competências e habilidades nos alunos?

Proponha dinâmicas tecnológicas na turma. Para motivar os alunos, é imprescindível que o professor também desenvolva suas habilidades enquanto profissional. Além de manter uma boa organização e planejamento das aulas, outra dica valiosa é ficar por dentro das inovações tecnológicas.

Como utilizar a BNCC para o ensino fundamental?

Então, um exemplo de como utilizar a BNCC na prática para o Ensino Fundamental na área de Língua Portuguesa para o 6º ano, seria a utilização de um gênero textual, como o bilhete.

Por que a BNCC deve ser feita?

Vamos lá? Bom, a BNCC é um documento de ordem normativa que delimita como a Educação Básica nacional (Educação Infantil, os anos iniciais e finais do Ensino Fundamental e o Ensino Médio) deverá ser feita.

Qual o papel da BNCC na aprendizagem?

É fato que nossos estudantes nasceram na era digital e as relações de aprendizagem mudaram. Por isso, o documento carrega esse olhar para a aprendizagem que se dá por meio da tecnologia. A BNCC também coloca a competência que permeia o digital como linguagem a ser utilizada e que dará ênfase ao senso crítico e estético.

Como pode ser construído um plano de aula baseado na BNCC?

Apresentamos ao fim do texto um exemplo de como pode ser estruturado um plano de aula baseado na BNCC. Neste modelo, está presente tanto a competência, que seria a finalidade maior a ser alcançada com o conjunto das aulas, quanto a habilidade da BNCC que será trabalhada.

Postagens relacionadas: