Como saber se meu bebê pegou herpes?
Índice
- Como saber se meu bebê pegou herpes?
- O que a herpes pode causar no bebê?
- Estou com herpes labial e tenho um bebê?
- Pode usar aciclovir em bebê?
- O que posso passar em herpes bucal infantil?
- Como não passar herpes para o bebê?
- Quem está com herpes labial pode amamentar?
- Será que a pessoa teve contato com o herpes?
- Como identificar a herpes genital?
- Qual a melhor forma de tratamento para herpes?
- Quais são as infecções pelo herpes simples?

Como saber se meu bebê pegou herpes?
O sinal mais característico do herpes é o surgimento de uma ou mais bolhas ou vesículas agrupadas sobre pele ou mucosa, que com o tempo se rompem, formando crostas, e depois se cicatrizam.
O que a herpes pode causar no bebê?
O herpes genital na gravidez pode ser perigoso, pois existe o risco da gestante transmitir o vírus para o bebê no momento do parto, podendo provocar a morte ou graves problemas neurológicos no bebê. Embora seja raro, também pode ocorrer transmissão durante a gestação, o que geralmente pode levar à morte fetal.
Estou com herpes labial e tenho um bebê?
Sua principal forma de transmissão é o contato da pele com as feridas ativas. “A pessoa com herpes precisa evitar o beijo no recém-nascido, principalmente quando estiver com a lesão bolhosa na boca”, afirma a dermatologista Kaliandra Cainelli.
Pode usar aciclovir em bebê?
A dose de Aciclovir em recém-nascidos é calculada com base no peso corporal. Recém-nascidos com infecção pelo vírus Herpes simplex devem receber doses de 10 mg/kg de peso corporal de Aciclovir , por infusão, a cada oito horas.
O que posso passar em herpes bucal infantil?
Herpes labial como tratar? “Se a manifestação da doença é recorrente, deve ser feito um tratamento via oral com o remédio Aciclovir. Além disso, pomadas também são usadas diretamente nas lesões”, alerta a odontopediatra. Também deve-se fazer um acompanhamento diferenciado com os pequenos.
Como não passar herpes para o bebê?
A pediatra Liz Bragg também dá conselhos para prevenção da infecção em recém-nascidos. Um deles é, no primeiro mês de vida, "evitar passar o bebê de mãos em mãos, porque o sistema imunológico não pode combater a infecção" - e uma dessas mãos pode, eventualmente, estar infectada.
Quem está com herpes labial pode amamentar?
A criança não deve mamar enquanto persistirem as lesões pois, o risco de contaminação é muito alto. O vírus da herpes pode causar aftas e feridas doloridas na boca, língua, bochecha ou parte interna dos lábios.
Será que a pessoa teve contato com o herpes?
Exames de sangue determinarão apenas que a pessoa teve contato com o vírus (exames sorológicos) ou que possui vírus circulando no sangue (testes moleculares). Os anticorpos específicos contra o herpes costumam aparecer no sangue após 12 semanas do contato.
Como identificar a herpes genital?
A herpes genital pode ser identificada pelo médico através da observação da região genital, da análise dos sintomas da doença e da realização de exames laboratoriais.
Qual a melhor forma de tratamento para herpes?
A medicação não é a melhor forma de tratamento para todas as pessoas com herpes. Apenas um médico especializado poderá determinar se o consumo de remédios antivirais é o caminho mais adequado. Tenha uma conversa franca com o parceiro.
Quais são as infecções pelo herpes simples?
87,4% das infecções pelo vírus herpes simples não apresentam sintomas. O número de vírus do herpes simples 1 e 2 aumenta no sangue sem a presença de lesões na pele. O indivíduo pode não tomar conhecimento da infecção ativa, mas pode transmiti-la, principalmente em casos de relação sexual sem preservativo.