Como saber que a criança tem problema na fala?

Como saber que a criança tem problema na fala?
Outra característica observada é a presença de alteração prosódica: os pequenos parecem ter um sotaque ou uma fala truncada, muito acelerada ou lentificada, com pausas inadequadas. Tudo isso faz com que os próprios pais sofram para compreendê-las. Crianças com apraxia também podem ter dificuldades sensoriais.
Como identificar problemas na fala?
O bebê que não reage a sons fortes, com palmas, e que depois, já maior, não responde a fala dos pais, não atende quando é chamado pelo nome ou ouve frases simples; que não imita sons e palavras pode ter problemas auditivos.
Será que o seu filho tem problemas na fala?
O seu filho tem problemas na fala? O seu filho fala menos do que outras crianças da mesma idade? Há dois cenários possíveis: ou o seu ritmo é diferente ou tem um problema a nível da fala. Cada criança tem o seu ritmo: se algumas já conseguem dizer “mamã” ou “ papá” com um ano de idade, outras podem levar um pouco mais de tempo.
Como saber quando procurar ajuda para seu filho?
A principal regra para saber quando procurar ajuda é: siga seus instintos. Se você acha que tem alguma coisa errada, pergunte ao pediatra. Afinal, você é quem melhor conhece seu filho.
Por que seu filho diz que não lhe escuta?
Seu filho diz que não lhe escuta e é obvio que muitos pais acham que seus filhos não são atenciosos quando de fato deve existir uma perda auditiva não identificada. Seu filho parece ser desatencioso. Seu filho começa a falar mais alto que anteriormente.
Será que a criança não percebe o que diz?
Aos quatro anos, mesmo quem não a conhece deve ser capaz de perceber o que diz. Pode acontecer que o atraso na fala da criança se deva a algum problema a nível da fisionomia oral, por exemplo, freio da língua que pode ser muito curto, limitando os movimentos que permitem a fala, assim como a estrutura do céu da boca.