Onde é aplicada a vacina dTpa?
Índice
- Onde é aplicada a vacina dTpa?
- Como administrar a vacina dTpa?
- Qual a reação da vacina dTpa?
- Como é o frasco da vacina dTpa?
- Como é aplicada a vacina DTP?
- O que significa a sigla da vacina dTpa?
- Quando deve ser administrada a vacina dTpa?
- Qual a dosagem da vacina dTpa?
- Para que é a vacina DTPa para gestante?
- Quanto tempo dura a reação da vacina DTPa?
Onde é aplicada a vacina dTpa?
Esta vacina, também é chamada de vacina acelular contra difteria, tétano e coqueluche (DTPa) e pode ser aplicada no braço ou coxa, por um enfermeiro ou médico, no posto de saúde ou numa clínica particular.
Como administrar a vacina dTpa?
DTPa deve ser aplicada em injeção intramuscular profunda. DTPa deve ser administrada com cautela em pacientes com trombocitopenia (diminuição do número de plaquetas no sangue). DTPa não deve ser administrada, sob nenhuma circunstância, por via intravenosa.
Qual a reação da vacina dTpa?
Efeitos e eventos adversos: Em crianças com até 9 anos podem ocorrer: irritabilidade, sonolência, reações no local da aplicação (dor, vermelhidão e inchaço) e fadiga em mais de 10% dos vacinados. Até 10% podem manifestar falta de apetite, dor de cabeça, diarreia, vômito e febre.
Como é o frasco da vacina dTpa?
A vacina adsorvida difteria, tétano e pertussis (DTP) é apresentada em frasco-ampola com 10 doses de 0,5 mL de suspensão injetável composta pelas anatoxinas diftérica e tetânica combinadas com a vacina pertussis (coqueluche), adsorvidas por hidróxido de alumínio e adicionada de timerosal como conservante.
Como é aplicada a vacina DTP?
A técnica e a via de aplicação exigida para esta vacina: Via de aplicação intramuscular profunda. Em crianças menores de 2 anos de idade, a injeção deve ser feita no vasto lateral da coxa. E para os maiores de 2 anos, a região deltóide é a preferencialmente, utilizada.
O que significa a sigla da vacina dTpa?
A vacina DTP/DTPa ajuda a proteger contra difteria, tétano e coqueluche. As vacinas DTP/DTPa podem ser fornecidas em vacinas combinadas que também ajudam a proteger contra outras doenças.
Quando deve ser administrada a vacina dTpa?
Quando tomar: A Tríplice Bacteriana Adulto (dTpa) deve ser administrada como reforço da forma infantil desta vacina em dose única, a cada 10 anos. Por isso, é indicada uma dose aos 15 anos de idade e a partir daí a cada 10 anos, por toda a vida. Ela também é indicada para gestantes a partir da 20ª semana de gestação.
Qual a dosagem da vacina dTpa?
Dosagem: O calendário de imunização da série primária recomendada para a vacina DTPa consiste de 4 doses de 0,5mL, cada uma aos 2, 4, 6 e 18 meses de idade. O esquema recomendado para a imunização de crianças deve ser completado com uma dose única de 0,5mL de vacina DTPa entre 4 e 6 anos de idade.
Para que é a vacina DTPa para gestante?
A dTpa está recomendada em todas as gestações, pois além de proteger a gestante e evitar que ela transmita a Bordetella pertussis ao recém-nascido, permite a transferência de anticorpos ao feto protegendo-o nos primeiros meses de vida até que possa ser imunizado.
Quanto tempo dura a reação da vacina DTPa?
Inchaço extenso, atingindo todo o membro, ocorre em 2% a 3% das crianças vacinadas com quatro ou cinco doses da tríplice bacteriana acelular infantil (DTPa), em geral nas primeiras 24 horas. A melhora espontânea é percebida em dois dias.