Como saber se o óvulo é de boa qualidade?
Como saber se o óvulo é de boa qualidade?
Costumamos dizer que o melhor “exame” para avaliar a qualidade dos óvulos é perguntar “Quantos anos você tem?”. Portanto, qualidade se relaciona com idade. E quantidade, com a reserva ovariana, que pode ser estimada com exames como contagem de folículos antrais, FSH e hormônio anti-mülleriano.
Quando os óvulos começam a se formar?
Eles começam a se formar dentro do ovário feminino durante o desenvolvimento fetal da mulher e se desenvolvem ao longo dos seus primeiros anos de vida. Quando os óvulos estão prontos para serem liberados e fecundados a mulher entra em sua idade fértil, tem a sua primeira ovulação e sua primeira menstruação.
Qual a qualidade dos óvulos?
Além disso, é natural que os óvulos passem por um processo de desgaste e envelhecimento naturais, o que afeta a sua qualidade. A qualidade dos óvulos é peça chave para uma FIV de sucesso. A boa notícia é que diferente da quantidade de óvulos, que inevitavelmente diminui a cada mês, a qualidade dos mesmos pode ser preservada.
Como funcionam os óvulos da mulher?
Como mencionamos, todos os óvulos da mulher são formados no princípio de sua vida, ficam guardados dentro dos ovários e vão sendo liberados mês a mês quando a mulher atinge sua idade fértil. Como o corpo feminino não cria novos óvulos a cada ciclo, a quantidade de células presentes nos ovários diminui com o passar do tempo.
Qual o motivo da redução do número de óvulos?
A redução contínua do número de óvulos não é motivo de preocupação; no entanto, é um processo natural e contínuo, completamente independente de pílulas de controlo de natalidade, gravidezes, suplementos nutricionais ou até mesmo saúde ou estilo de vida.