Como saber se tem direito à cidadania italiana?

Índice

Como saber se tem direito à cidadania italiana?

Como saber se tem direito à cidadania italiana?

“Pode reconhecer a cidadania italiana quem possuir um ascendente italiano na família e comprovar por meio das certidões de nascimento, casamento e óbito a transmissão do sangue. Não existe limite de geração e não é exigido o conhecimento do idioma italiano.”

Quais sobrenomes são descendentes de italianos?

Sobrenomes italianos mais comuns

  • Rossi;
  • Russo;
  • Ferrari;
  • Esposito;
  • Bianchi;
  • Romano;
  • Colombo;
  • Ricci;

Como saber se um sobrenome é italiano?

Basta clicar em Mappe dei Cognomi e digitar o sobrenome no campo COGNOME e depois clicar na lupa (cerca). Ele realiza rapidamente uma busca e se o sobrenome for italiano ele irá apontar as regiões italianas nas quais o sobrenome que você digitou mais aparecem.

Como saber se tenho descendência portuguesa pelo sobrenome?

Se você tem o nome e data de nascimento de um parente, pode verificar se ele é português. A busca por sobrenome também ajuda bastante, principalmente se você está trabalhando na árvore genealógica da família. O Family Seach é uma ótima ferramenta nesse caso.

Como saber se tenho direito à cidadania italiana?

Muitas pessoas se perguntam “ como saber se tenho direito à cidadania italiana ?”, por isso, resolvi escrever esse artigo para explicar, de forma simples, as possibilidades. Para saber se tens ou não direito à cidadania italiana é muito importante conhecer as situações contempladas na lei que conferem esse direito à pessoa.

Quando começou a cidadania italiana para os filhos?

Até 48 (data da entrada em vigor da Constituição Italiana) a lei previa que as mulheres não transmitiam a própria cidadania para os filhos. Dessa forma, os filhos de mulheres italianas (ou descendentes) casadas com estrangeiros recebiam apenas a nacionalidade do pai ou do local onde nasciam (se o país adotasse o sistema do ius ...

Como é transmitida a cidadania italiana?

A cidadania italiana por filiação ou descendência, chamada ius sanguinis é transmitida em linha reta (pai, avô, bisavô, trisavô e assim por diante) sem limite de gerações, por isso, qualquer informação referente a existência de um italiano dentre os seus ancestrais é um indicativo importantíssimo para saber se existe ou não o direito.

Por que você quer solicitar o reconhecimento da cidadania italiana?

Já deu para imaginar onde vamos chegar com isso, não é mesmo…? Pois é, se você pretende solicitar o reconhecimento da cidadania italiana porque possui antepassados que nasceram na Itália (a chamada “cidadania ius sanguinis”), é muito importante descobrir se o seu antepassado se naturalizou brasileiro.

Postagens relacionadas: