O que significam os dígitos do CFOP?

Índice

O que significam os dígitos do CFOP?

O que significam os dígitos do CFOP?

Primeiro Dígito: identifica o fluxo e a origem da operação, ou seja, se a operação é de entrada ou de saída; Segundo Dígito: indica a qual grupo ou tipo da operação o documento fiscal irá se referir; Terceiro e Quarto Dígitos: detalham a operação ou prestação propriamente dita.

Onde ver o CFOP na nota fiscal?

Cada código CFOP é composto por quatro dígitos, sendo que através do primeiro dígito, é possível identificar se a operação foi criada por meio de entrada ou saída. Já os demais dígitos mostram qual é o grupo ou a operação referida no documento fiscal.

Quando usar CFOP 6201?

Portanto, o CFOP 6201 é destinado a quem fornece notas fiscais referentes à industrialização ou produção rural. Se alguém comprou algo produzido dentro desses setores e deseja devolvê-lo, o fornecedor deverá registrar a devolução usando o CFOP 6201 em seus documentos fiscais.

O que significa o segundo dígito do CFOP?

O segundo dígito, refere-se ao grupo de operação referida no documento fiscal e os últimos dígitos especificam o tipo de cada prestação ou de operação.

Como é formado o Código Fiscal de Operações e Prestações CFOP?

O CFOP é formado por quatro números e cada um tem o seu motivo. O primeiro número diz respeito ao tipo de operação, se será entrada ou saída. Os segundo número define se ele foi produzido pela sua empresa ou por terceiros.

Qual é o significado de um CFOP?

O CFOP é composto por 4 dígitos, cada um com um significado específico e permitindo centenas de combinações. O primeiro número de um CFOP determina o tipo da operação em relação à regionalidade. Através dele, podemos identificar se aquela é uma operação intermunicipal, interestadual ou internacional.

Quais são as obrigações do CFOP?

Vimos neste artigo que o CFOP é mais uma das obrigações que exigem a atenção do empreendedor. Além de se preocupar com a operação, a administração e o controle financeiro, quem persegue o lucro e o sucesso não pode se descuidar dos aspectos relacionados à gestão fiscal.

Quais os códigos fiscais que constam na tabela de CFOP?

Vamos citar alguns exemplos de códigos fiscais que constam na tabela de CFOP, destacando que eles se referem a operações de compra, venda, consignação, devolução, transferência e remessa para industrialização: 5.112 - Venda de mercadoria adquirida ou recebida de terceiros remetida anteriormente em

Postagens relacionadas: