Qual a importância da literatura infantil na sala de aula?

Índice

Qual a importância da literatura infantil na sala de aula?

Qual a importância da literatura infantil na sala de aula?

Hoje a dimensão de literatura infantil é muito mais ampla e importante. Ela proporciona à criança um desenvolvimento emocional, social e cognitivo indiscutíveis. ... Da mesma forma através da leitura a criança adquire uma postura crítico-reflexiva,extremamente relevante à sua formação cognitiva.

Como trabalhar o livro infantil na sala de aula?

Para isso, é importante aguçar a curiosidade dos alunos em relação ao tema. Ela indica que é possível conversar antes da leitura sobre o título, imagens de capa e contra-capa e até mesmo o próprio conteúdo. A troca entre perspectivas dos alunos também é importante nesse processo.

Como trabalhar a literatura infantil na educação infantil?

A literatura nos coloca em contato com aqueles que vieram antes de nós. Ela nos permite criar laços com os que estão ao nosso redor. É nutrição, socialização e, sobretudo, humanização. Quando bem trabalhada no espaço escolar, revela-se um verdadeiro tesouro na preparação de nossas crianças para a vida.

Qual a importância da literatura infantil e juvenil na sala de aula?

A literatura infantojuvenil pode apoiar o aprendizado na escola e contribuir para o desenvolvimento da postura cidadã e de valores dos alunos. Por isso, não se pode menosprezá-la, já que ela também faz parte do processo de formação de qualquer pessoa.

Como usar a literatura infantil na sala de aula resumo?

Pensar a leitura, e seus usos como forma de comunicação, como o exercício de uma prática cultural, e não como pretexto para o trabalho com conteúdos acadêmicos é, também, colocar a Literatura Infantil no centro da discussão, como instrumento importante que pode contribuir para a aquisição do mecanismo da leitura.

Por que a literatura infantil é importante?

A literatura infantil é muito importante, ela contribui para o conhecimento, recreação, informação e interação necessária ao ato de ler, podendo assim influenciar de maneira positiva no desenvolvimento social, emocional e cognitivo da criança.

Como trabalhar livros literarios em sala de aula?

Compartilhar leituras, apresentar curiosidades, fazer relações com a realidade atual são algumas das estratégias para encantar os jovens leitores

  1. LEIA MAIS Educação Infantil: 3 contos para valorizar a amizade. ...
  2. LEIA MAIS Livros infantis que disparam boas conversas em sala de aula.

Como fazer um plano de aula de literatura infantil?

Plano de Aula Literatura Infantil Conto Os Três Porquinhos

  1. Reconhecer os personagens da História – Os Três Porquinhos.
  2. Ordenar letras formando o nome das casinhas dos porquinhos.
  3. Listar as comidas dos porquinhos (a partir de desenhos)
  4. Recortar, colar palavras para completar frases;

Como trabalhar a literatura infantil?

De acordo com o site Wikipédia a literatura infantil proporciona que a criança conheça o mundo, que é cheio de sonhos, realidade e fantasia estão totalmente ligadas permitindo que o leitor possa descobrir e atuar num mundo imaginário, podendo transformar a realidade em algo bom ou ruim.

Qual o papel da literatura infantil?

A literatura infantil é um caminho que leva a criança a desenvolver a imaginação, emoções, e sentimentos de forma prazerosa significativa. Hoje a dimensão da leitura infantil é muito mais ampla e importante, proporcionando um desenvolvimento social e emocional.

Quando começou a literatura infantil?

A literatura infantil começou no século XVIII. Nessa época a criança começava, efetivamente, a ser vista como criança. Antes, ela participava da vida social adulta, inclusive usufruindo da sua literatura. As crianças da nobreza liam os grandes clássicos e as mais pobres liam lendas e contos folclóricos (literatura de cordel), ...

Quais são as características da literatura infantil para crianças?

É possível listar algumas características que marcam este universo: Desde a década de 70, a literatura destinada ao público pré-adolescente (11 - 12 anos até a adolescência) vem sendo chamada de “Literatura Realista para Crianças”.

Por que a literatura infantil sofre preconceitos?

Ziraldo: “O Menino Maluquinho”, “A bonequinha de pano”, “Este mundo é uma bola”, “Uma professora muito maluquinha”. Ana Maria Machado: “A Grande Aventura de Maria Fumaça”, “A Velhinha Maluquete”, “O Natal de Manuel”. Apesar de tudo, a literatura infantil sofre alguns preconceitos, pois muitos escritores negam que suas obras são escritas para os ...

Quem foi o mais importante escritor infantil?

Porém, o mais importante escritor infantil foi Monteiro Lobato. É com ele que se inicia, de fato, a literatura infantil no Brasil. José Bento Monteiro Lobato nasceu em 1882 em São Paulo. Sua obra consiste em contos, ensaios, romances e livros infantis.

Postagens relacionadas: