Como saber se o prédio tem Pára-raio?
Índice
- Como saber se o prédio tem Pára-raio?
- Como saber se uma edificação precisa de SPDA?
- O que acontece se um raio atingir um prédio?
- Quanto custa um Para-raio para casa?
- Quem pode instalar Para-raios?
- Como fazer um projeto de Pára-raio?
- Como fazer medição Ôhmica?
- Por que para raio é obrigatório?
- Qual a região que mais recebe raios no mundo?
- Como o sistema de proteção contra raios pode estar oculto após a conclusão das obras?
- Por que o para-raio necessita de cuidado especial?

Como saber se o prédio tem Pára-raio?
Na região do telhado é instalada uma malha de fios metálicos com hastes de 50cm. Essas são as receptoras das descargas elétricas e devem ser conectadas a cada oito metros.
Como saber se uma edificação precisa de SPDA?
Segundo o Corpo de Bombeiros, a instalação desse mecanismo também é necessária nos seguintes locais:
- edifícios com mais de 30 metros de altura;
- edificações que têm mais de 1.500 m², sendo que essa regra engloba o comércio e o setor industrial;
- edificações situadas em áreas com elevado índice de descarga atmosférica;
O que acontece se um raio atingir um prédio?
Quando um raio atinge um edifício protegido, a descarga elétrica percorre o para-raio, atinge o sistema de cabos e segue até atingir o solo, onde se dissipa e perde a força. Sem essa proteção, ou com um sistema inadequado, o raio pode danificar a estrutura do edifício e percorrer as instalações elétricas.
Quanto custa um Para-raio para casa?
Seus custos variam entre R$ 2 em média, mas reforça que só podem ser comprados em lojas especializadas em para-raios. Ele frisa ainda que ter um para-raio no imóvel não impossibilita de se ter também tais protetores.
Quem pode instalar Para-raios?
Conhecidos popularmente no mercado como SPDA, os sistemas de proteção contra descargas atmosféricas, ou para-raios, são uma exigência do corpo de bombeiros, precisam ter a NBR-5419 da ABNT como norma regulamentada, e podem ser instalados em diversos estabelecimentos, como residências e indústrias em geral.
Como fazer um projeto de Pára-raio?
Cinco etapas são necessárias para o projeto de para raio : avaliação de risco da edificação, definição da área a ser exposta, definição do método de proteção para a edificação, elaboração do documento de cálculos e elaboração do projeto com o planejamento do sistema.
Como fazer medição Ôhmica?
Para a realização da medição ohmica para-raios, é utilizado um termômetro digital de alta precisão, verificando todos os pontos de aterramento.
Por que para raio é obrigatório?
Tire todas as suas Dúvidas. Para raio é Obrigatório? Essa é uma pergunta muito comum entre os síndicos de prédios já habitados que não possuem um sistema de para raio (SPDA) A norma da ABNT não dá uma resposta direta para essa pergunta mas a NR 10 nos ajudará a entender qual a verdadeira necessidade desse sistema
Qual a região que mais recebe raios no mundo?
O Brasil é a região que mais recebe raios no mundo: cerca de 50 milhões de descargas do tipo acontecem todos os anos em nosso país. Mesmo assim, o topo dos prédios nem sempre recebe a atenção necessária.
Como o sistema de proteção contra raios pode estar oculto após a conclusão das obras?
Como grande parte do sistema de proteção contra raios podem estar ocultos ou inacessíveis após a conclusão das obras, é particularmente importante, que cada componente de um sistema de proteção contra descargas atmosféricas seja inspecionado durante a fase de construção e intervalos regulamentados de manutenções preventivas.
Por que o para-raio necessita de cuidado especial?
Esta é uma área que necessita de cuidado especial, sendo o para-raio, ou Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas (SPDA), um de seus principais equipamentos. A falta de mantenção ou até inexistência desse equipamento pode trazer prejuízos, acidentes e até risco de morte para quem vive no condomínio.