O que acontece com o bebê quando a mãe tem toxoplasmose?

Índice

O que acontece com o bebê quando a mãe tem toxoplasmose?

O que acontece com o bebê quando a mãe tem toxoplasmose?

A toxoplasmose é causada por um parasita que vive e multiplica-se em gatos. O feto pode nascer prematuramente, e um recém-nascido pode ter problemas como uma cabeça pequena ou um fígado aumentado. Podem ser feitos exames de sangue e de outros fluidos para detectar a infecção no feto, recém-nascido ou na mãe.

Estava com toxoplasmose e engravidei?

O tempo de parasitemia da toxoplasmose é curto. Assim, mulheres imunocompetentes que engravidarem 3 meses após terem tido toxoplasmose, tem um risco quase nulo de transmissão para o feto(1).

O que é toxoplasmose IgG positivo?

O exame Toxoplasma igG é usado para identificar se o paciente já teve contato com o parasita. Portanto, se o resultado for positivo, indica que a pessoa foi contaminada. Na gravidez, a infecção deve ser acompanhada de perto para não gerar riscos para o bebê.

Como Prevenir a toxoplasmose do bebê?

Caso ele nasça com toxoplasmose, o médico poderá sugerir a monitoração regular da condição junto ao uso de medicações. Infelizmente, se o bebê já sofreu danos, eles são irreversíveis, mas os remédios podem evitar danos maiores. [15] Pirimetamina (Daraprim).

Como fazer um exame de toxoplasmose?

Tal fluido pode ser examinado para detectar a toxoplasmose, com 1% de risco de causar um aborto espontâneo. O exame pode servir para confirmar ou descartar uma infecção pelo parasita da toxoplasmose; porém, o resultado não serve para determinar se houve danos ao feto. Pergunte ao médico sobre a medicação que a gestante pode tomar.

Como a toxoplasmose pode ser detectada no momento do nascimento?

Retardo mental. A toxoplasmose também pode não ser detectada no momento do nascimento, podendo se manifestar meses ou até anos depois do nascimento.

Por que a toxoplasmose é perigosa?

A toxoplasmose é perigosa? Em adultos, os sintomas costumam ser leves e podem incluir gânglios inchados no pescoço, dores de cabeça, dores musculares, fadiga e sensação de gripe. Eles geralmente aparecem de duas a três semanas depois da exposição à infecção. Alguns adultos chegam a não ter nenhum sintoma.

Postagens relacionadas: