Qual é a regra em relação aos verbos para os pronomes de tratamento exemplifique?

Índice

Qual é a regra em relação aos verbos para os pronomes de tratamento exemplifique?

Qual é a regra em relação aos verbos para os pronomes de tratamento exemplifique?

a) Vossa Excelência X Sua Excelência: os pronomes de tratamento que possuem "Vossa (s)" são empregados em relação à pessoa com quem falamos. Por exemplo: Espero que V....Pronomes de Tratamento.
Vossa AltezaV. A.príncipes, duques
Vossa SantidadeV. S.Papa
Vossa SenhoriaV. S.ª (s)tratamento cerimonioso
Vossa OnipotênciaV. O.Deus

Como usar os pronomes de tratamento?

O uso dos pronomes de tratamento

  1. Os pronomes de tratamento costumam levar em conta os títulos ou qualidades das pessoas a quem nos dirigimos ou sobre quem falamos, como idade, cargo ocupado etc.,
  2. Na maioria dos pronomes de tratamento, utiliza-se a flexão no feminino, como em Vossa Alteza, Vossa Mercê, Vossa Eminência.

Para quem são usados os pronomes?

Os pronomes pessoais referem-se às pessoas do discurso, ou seja, aos agentes envolvidos no enunciado, podendo ser a 1ª, a 2ª ou a 3ª pessoa, do singular ou do plural. ... 2ª pessoa: tu (singular), vós (plural); 3ª pessoa: ele, ela (singular), eles, elas (plural). A 3ª pessoa também engloba tudo o que não é um ser vivo.

Quais as formas de tratamento?

Formas de Tratamento – O que é
USADO PARATRATAMENTOVOCATIVO
GENERALExcelênciaExmo. Sr. General
GOVERNADOR DO ESTADOExcelênciaExmo. Sr. Governador
JUIZExcelência (Meritíssimo Juiz)Exmo. Sr. Doutor
MAJORSenhoriaIlmo. Sr. Major

Quais são os pronomes de tratamento?

Pronomes de tratamento São pronomes empregados no trato com as pessoas, familiar ou respeitosamente. Embora o pronome de tratamento dirija-se à segunda pessoa, toda a concordância deve ser feita com a terceira pessoa. Assim, usa-se VOSSA quando conversamos com a pessoa e SUA quando falamos da pessoa.

Qual é a classe de pronomes?

Pronome é uma classe de palavras variável cuja finalidade é substituir ou determinar (acompanhar) um substantivo. Eles se classificam em razão dessas funções. Aquele que substitui o nome é chamado de pronome substantivo, e o que o determina (acompanha) é o pronome adjetivo. Além disso, são subclassificados em pessoais do caso reto, ...

Qual a função do pronome?

A resposta para essa pergunta é: pode ser, mas nem sempre essa palavra exercerá a função de pronome. Como vimos na introdução, o “se” pode assumir outras classes gramaticais. As mais comuns são: conjunção (geralmente expressa condição) e verbo (indetermina o sujeito). Entre as funções do “se”, estão as de pronome reflexivo e apassivador.

Quais são os pronomes pessoais?

♦ Pronomes pessoais: subdividem-se em pronomes pessoais do caso reto, pronomes pessoais oblíquos e pronomes pessoais de tratamento; ♦ Pronomes possessivos: indicam relação de posse, algo que pertence a uma das pessoas do discurso.

Postagens relacionadas: