Como saber se o bebê foi infectado com toxoplasmose?
Índice
- Como saber se o bebê foi infectado com toxoplasmose?
- Qual o tratamento para um recém nascido com toxoplasmose?
- Quando devo me preocupar com a toxoplasmose?
- Quanto tempo demora para curar a toxoplasmose?
- Como transmitir a toxoplasmose ao bebê?
- Como saber se o paciente já teve toxoplasmose?
- Como evitar toxoplasmose congênita?
- Como se detecte a toxoplasmose antes da gravidez?
Como saber se o bebê foi infectado com toxoplasmose?
Para determinar se um feto foi infectado, um médico pode coletar uma amostra do líquido ao redor do feto (líquido amniótico) e testar para a presença de anticorpos e material genético (DNA) do parasita. O teste, um procedimento chamado amniocentese , é geralmente realizado após a 14ª semana de gestação.
Qual o tratamento para um recém nascido com toxoplasmose?
As drogas utilizadas para o tratamento da toxoplasmose congênita no RN são: pirimetamina (daraprimÒ); sulfadiazina; ácido folínico. A pirimetamina (daraprimÒ) é um substituto da fenilpirimidina, droga antimalárica, cuja vida média plasmática no RN e crianças menores de 18 meses de idade é de aproximadamente 60 horas.
Quando devo me preocupar com a toxoplasmose?
Trata-se de uma infecção causada pelo protozoário Toxoplasma Gondii, que é encontrado nas fezes de gatos e outros felinos e pode se hospedar em humanos e outros animais. Mas, se você tem uma boa imunidade e não é gestante, mesmo contraindo o parasita, não há motivos para se preocupar.
Quanto tempo demora para curar a toxoplasmose?
Em pessoas imunocompetentes, cujo sistema imunológico responde bem, a doença irá desaparecer sozinha, depois de um mês, um mês e meio de duração.
Como transmitir a toxoplasmose ao bebê?
Há um pequeno risco de transmitir a doença ao bebê mesmo que a mulher tenha sido infectada alguns meses antes da gravidez. Por isso, a recomendação é que mulheres que tenham toxoplasmose esperem seis meses para engravidar. O risco de transmitir a doença para o bebê aumenta de acordo com o tempo de gravidez.
Como saber se o paciente já teve toxoplasmose?
Como a toxoplasmose não causa doença em 90% das pessoas, o único modo de saber se o paciente já foi exposto ao toxoplasma é através da dosagem do IgG para toxoplasmose. Saber se a pessoa já teve toxoplasmose, mesmo que assintomática, é uma informação muito importante no caso das grávidas .
Como evitar toxoplasmose congênita?
Portanto, crianças com toxoplasmose congênita devem ser monitoradas cuidadosamente pelos médicos para além da infância. Gestantes devem evitar manusear fezes de gatos.
Como se detecte a toxoplasmose antes da gravidez?
Caso se detecte uma infeção passada (toxoplasmose antes da gravidez) a mulher está imune á toxoplasmose (serologia da toxoplasmose - IgG positivo e IgM negativo). Se nunca teve contacto com o toxoplasma (serologia da toxoplasmose - IgG negativo e IgM negativo) a grávida não está imune à toxoplasmose.