É verdade que o açaí está contaminado?

Índice

É verdade que o açaí está contaminado?

É verdade que o açaí está contaminado?

Atualmente, cerca de 70% dos casos de Chagas têm como pano de fundo o consumo de açaí contaminado. A descoberta é de um grupo de pesquisadores liderado pelo cardiologista Odilson Silvestre, professor na Universidade Federal do Acre (Ufac), e foi publicada no jornal científico Clinical Infectious Diseases.

Como uma pessoa pode contrair a doença de Chagas desenho?

Como a doença de chagas é transmitida?

  • Vetorial: contato com fezes de triatomíneos infectados, após picada/repasto (os triatomíneos são insetos popularmente conhecidos como barbeiro, chupão, procotó ou bicudo).
  • Oral: ingestão de alimentos contaminados com parasitos provenientes de triatomíneos infectados.

Como a doença de Chagas pode ser transmitida pelo caldo de cana?

Além doa açaí, o barbeiro que transmite a doença também já foi encontrado em feixes de cana de açúcar mal higienizados que, depois de triturado, pode ser consumido como Caldo de Cana. Diante desse caso, muitas pesquisas brasileiras passaram a ter como alvo esse tipo de infecção.

Quem tem problemas de coração pode tomar açaí?

Uma das frutas tropicais mais famosas no Brasil, o açaí é muito mais que uma pura fonte de energia para o nosso corpo. Estudos da área nutricional apontam que esse alimento é capaz de fortalecer a saúde do coração, prevenindo e combatendo doenças cardíacas.

Por que o açaí é tão caro?

O litro pode ser encontrado por até R$ 25. De acordo com o doutor João Freitas, especialista em sistemas agroflorestais e no cultivo do açaí, um dos motivos do alto preço do produto é a falta do apanhador, o homem que faz a coleta do fruto no açaizeiro. ... Hoje o açaí está na moda.

Quando ocorre a contaminação do açaí?

"A contaminação ocorre quando há falta de higiene", resume. O pesquisador explica que o açaí em geral é contaminado quando um barbeiro, inseto vetor da doença, ou as fezes dele se misturam à polpa durante o processamento. "Às vezes são os reservatórios utilizados na produção do vinho de açaí que estão contaminados", conta.

Por que o açaí é mais comum?

Agora, uma ponderação: embora seja o mais comum, o açaí não é o único alimento capaz de carregar o protozoário. Em Santa Catarina, por exemplo, já houve surto de Doença de Chagas por causa do consumo de caldo de cana contaminado. “Nem sempre é fácil identificar a fonte exata da contaminação”, observa o professor da UFPR.

Como foi realizada a pesquisa sobre açaí no Pará?

A pesquisa foi realizada a pedido do Ministério da Saúde, depois que, somente no ano de 2006, foram registrados 430 casos da doença no estado do Pará. “Entre os pacientes, o que havia em comum era o fato de as pessoas terem ingerido açaí em determinados pontos de venda”, lembra o biólogo Luiz Augusto Corrêa Passos, um dos autores do estudo.

Por que o açaí é típico da região norte?

O açaí é típico da região norte e faz parte da base alimentar de muitos habitantes da região norte e nordeste do país. E por lá o consumo da fruta in natura é diária. Ou seja, não se trata do açaí industrializado que consumimos por aqui.

Postagens relacionadas: