É normal o pé do bebê ser torto?
Índice
- É normal o pé do bebê ser torto?
- Como saber se o bebê tem problema nos pés?
- Como identificar pé torto?
- O que fazer com pé torto?
- O que fazer quando o bebê anda com o pé torto?
- O que é um bebê com PTC?
- Tem algum problema o bebê de 2 meses ficar de pé?
- É normal andar torto?
- Quais as sequelas do pé torto congênito?
- Quais são as causas do pé torto?
- Como fazer a identificação do pé torto congênito?
- Quando começar a corrigir os pés tortos?
É normal o pé do bebê ser torto?
Ouça em voz altaPausarPossíveis causas. As causas do pé torto ainda são desconhecidas e bastante discutidas, no entanto alguns pesquisadores acreditam que essa condição é essencialmente genética e que ao longo do desenvolvimento do bebê houve ativação de genes responsáveis por essa deformidade.
Como saber se o bebê tem problema nos pés?
Ouça em voz altaPausarE pode ser observado facilmente pelos pais: o bebê apresenta o calcanhar elevado e as pontas dos pés voltadas para dentro. “É um tipo de alteração não elástica, que não se corrige por si só”, alerta o ortopedista Edison Fujiki, professor de Ortopedia e Traumatologia da Faculdade de Medicina do ABC (SP).
Como identificar pé torto?
Ouça em voz altaPausarApenas o exame físico do ortopedista é suficiente para identificar as deformidades e indicar o tratamento. As crianças que possuem Pé Torto Congênito apresentam pés deformados para dentro, bem tortos e com pouca mobilidade nas articulações do pé e tornozelo.
O que fazer com pé torto?
Ouça em voz altaPausarO pé torto posicional pode ser corrigido mediante imobilização das articulações com gesso e uso de fisioterapia para esticar o pé e o tornozelo. O tratamento precoce com imobilização é benéfico no caso do pé torto verdadeiro, mas cirurgia, frequentemente complexa, também é geralmente necessária.
O que fazer quando o bebê anda com o pé torto?
Ouça em voz altaPausarGeralmente, ela se resolve espontaneamente até os 3 anos de idade, se isso não acontecer converse com seu pediatra. Geralmente, essas rotações para dentro ou para fora é causada pela curvatura dos pés, leve rotação dos ossos da coxa ou da perna.
O que é um bebê com PTC?
Ouça em voz altaPausarChamamos de pé torto congênito (PTC) uma alteração nos ligamentos, músculos, tendões e ossos do pé que acontece ainda na gestação.
Tem algum problema o bebê de 2 meses ficar de pé?
Ouça em voz altaPausarTudo certo, desde que sejam as crianças que demandem ficar desse jeito, em pé, como deve ser o caso do seu filho. Ou seja, nada de forçar o movimento. Pode deixar, desde que com todo o apoio necessário e por apenas alguns minutos, como se fosse uma brincadeira. Não faz mal para os ossos nem para o desenvolvimento.
É normal andar torto?
Ouça em voz altaPausarPara muitas pessoas pode até parecer bobagem, mas pisar torto é algo muito sério e pode trazer sérias consequências ao organismo. É preciso ficar atento ao tipo de pisada para evitar incômodos, sendo que os principais pontos afetados são joelhos, quadril, articulações e coluna vertebral.
Quais as sequelas do pé torto congênito?
Ouça em voz altaPausarComo vimos, o resultados do tratamento do pé torto congênito são muito bons, mas se a doença não for tratada, a criança pode ter sequelas graves no decorrer do seu desenvolvimento, como a deformidade dos ossos do pé, o desenvolvimento de artrose, a preocupação com a autoimagem, a incapacidade de andar normalmente, o ...
Quais são as causas do pé torto?
As causas do pé torto ainda são desconhecidas e bastante discutidas, no entanto alguns pesquisadores acreditam que essa condição é essencialmente genética e que ao longo do desenvolvimento do bebê houve ativação de genes responsáveis por essa deformidade.
Como fazer a identificação do pé torto congênito?
A identificação do pé torto congênito pode ser feita ainda durante a gestação por meio da realização da ultrassonografia, podendo ser visualizado por esse exame a alteração na posição dos pés.
Quando começar a corrigir os pés tortos?
É possível corrigir os pés tortos desde que o tratamento seja iniciado rapidamente. A idade ideal para se iniciar o tratamento é controverso, sendo recomendado por alguns ortopedistas que o tratamento seja iniciado logo após o nascimento, e por outros que seja iniciado apenas quando o bebê completar 9 meses ou quando tiver cerca de 80 cm de altura.