O que é anemia falciforme em bebê?

Índice

O que é anemia falciforme em bebê?

O que é anemia falciforme em bebê?

Ouça em voz altaPausarA doença falciforme é uma condição que afeta os glóbulos vermelhos. Existem alguns tipos diferentes de doença falciforme. O tipo mais comum é chamado de “anemia falciforme”. Os glóbulos vermelhos transportam oxigênio aos órgãos do corpo.

Como tratar anemia falciforme em bebê?

Ouça em voz altaPausarPOR ISSO, O BEBÊ COM ANEMIA FALCIFORME DEVE FAZER USO DE ANTIBIÓTICO, COM O OBJETIVO DE PREVENIR OS EPISÓDIOS INFECCIOSOS, A PARTIR DOS PRIMEIROS MESES DE IDADE, ATÉ OS 5 ANOS, ALÉM DE TAMBÉM RECEBER VACINAS ESPECIAIS, PARA PREVENIR ALGUMAS INFECÇÕES.

Como saber se o bebê tem anemia pelo exame de sangue?

Ouça em voz altaPausarPara que o diagnóstico da anemia infantil seja feito, o médico solicitará um exame de sangue para avaliar a quantidade de glóbulos vermelhos e hemoglobina. Caso os valores apresentados pelo hemograma sejam muito baixos, geralmente abaixo de 12 g/dl, a anemia é confirmada.

Como se desenvolve a anemia falciforme?

Ouça em voz altaPausarAnemia falciforme é uma doença hereditária (passa dos pais para os filhos) caracterizada pela alteração dos glóbulos vermelhos do sangue, tornando-os parecidos com uma foice, daí o nome falciforme. Essas células têm sua membrana alterada e rompem-se mais facilmente, causando anemia.

Qual o tempo de vida de uma pessoa com anemia falciforme?

Ouça em voz altaPausarCongênita, a doença piora continuamente ao longo do tempo, reduzindo a expectativa de vida do paciente para uma média de 40 anos.

Como é uma criança com anemia falciforme?

Ouça em voz altaPausarSinais e sintomas da anemia falciforme. As duas principais características da AF são a anemia de longa data e as crises periódicas de vaso-oclusão: A anemia é o resultado do aumento da deformação dos glóbulos vermelhos. Por vezes, a criança poderá apresentar um aspecto pálido e olhos amarelados.

Qual o tratamento realizado nos casos de anemia falciforme?

Ouça em voz altaPausarO tratamento para anemia falciforme é feito com o uso de medicamentos e em alguns casos pode ser necessária a transfusão sanguínea. Os medicamentos utilizados são principalmente Penicilina nas crianças desde os 2 meses até aos 5 anos de idade, para evitar o aparecimento de complicações como a pneumonia, por exemplo.

O que fazer na crise de anemia falciforme?

Pessoas com anemia falciforme também podem ser tratadas para:

  1. Sua dor: médicos podem usar medicamentos diferentes para tratar a dor. Se a dor for intensa, as pessoas podem necessitar tratamento no hospital.
  2. Transplante de medula óssea: pode curar a anemia falciforme.

Como saber se estou com anemia pelo exame de sangue?

Ouça em voz altaPausarA anemia é detectada através do exame de sangue. O médico observa o hemograma, a quantidade de ferro e zinco, as proteínas e as vitaminas. O profissional irá avaliar a quantidade de glóbulos vermelhos e hemoglobinas, sendo normalmente um indicativo de anemia quando os valores da hemoglobina estão baixos.

Como fazer o diagnóstico da anemia falciforme?

O diagnóstico da anemia falciforme geralmente é feito através do teste do pezinho nos primeiros dias de vida do bebê. Este exame é capaz de fazer um teste chamado de eletroforese de hemoglobina, que verifica a presença da hemoglobina S e a sua concentração. Isso porque caso seja verificado que a pessoa possui apenas um gene S, ou seja, ...

Qual a expectativa de vida dos pacientes com anemia falciforme?

Com o adequado seguimento médico, os pacientes com anemia falciforme costumam ter uma expectativa de vida de cerca de 67 anos. Post Anterior: « SÍNDROME DE GUILLAIN-BARRÉ – Sintomas, causas e tratamento. Próximo Post: Interações medicamentosas da pílula anticoncepcional ».

Por que a anemia falciforme é causada por deficiência de Ferro?

Consequentemente, essas células não carregam oxigênio de forma correta ao corpo, levando à anemia. É importante não confundir a anemia falciforme com a anemia ferropriva, causada por deficiência de ferro. A segunda é muito mais comum (estima-se que 90% das anemias sejam causadas por carência de ferro).

Qual a consequência da anemia infantil?

Além do estresse, a pirraça na hora da refeição também pode ter como consequência a anemia infantil. Estudos brasileiros apontam que a anemia tem uma incidência média de 52% nas crianças do país. Isso significa que metade das crianças brasileiras com menos de 7 anos sofrem com o problema.

Postagens relacionadas: