Como saber se meu bebê tem atraso de desenvolvimento?

Índice

Como saber se meu bebê tem atraso de desenvolvimento?

Como saber se meu bebê tem atraso de desenvolvimento?

Alguns sinais e sintomas que podem indicar que existe um possível atraso no desenvolvimento são:

  1. Hipotonia: músculos fracos e postura descaída;
  2. Dificuldade de segurar a cabeça aos 3 meses;
  3. Não consegue sentar sozinho aos 6 meses;
  4. Não começar a engatinhar antes dos 9 meses;
  5. Não andar sozinho antes dos 15 meses;

Quando devo me preocupar com o desenvolvimento do meu filho?

Regressões do desenvolvimento também são sempre preocupantes. Se a criança deixa de apresentar uma habilidade que já tinha desenvolvido (como balbuciar, falar ou andar), isso deve ser imediatamente investigado.

Como identificar se o bebê tem algum problema?

Entre os exames fundamentais para a identificação de doenças, podem ser citados os diversos tipos de ultrassonografias, tais como a obstétrica e a morfológica. Elas permitem identificar malformações, síndromes fetais e problemas genéticos.

O que causa atraso no desenvolvimento motor do bebê?

O retardo neuropsicomotor pode ser congênito, herdado de um dos pais, provocado por malformações fetais, causas ambientais ou adquiridas. As doenças genéticas que podem resultar em retardo psicomotor são causadas, principalmente, por alterações cromossômicas.

O que causa atraso no desenvolvimento?

O atraso no desenvolvimento pode ter muitas causas diferentes, sendo as principais genéticas (como a Síndrome de Down), ou complicações da gravidez e parto (como prematuridade, asfixia ou infecções). Muitas vezes, no entanto, a causa é desconhecida sem uma investigação específica.

Como saber se o bebê tem atraso mental?

A deficiência intelectual pode ser identificada por meio da observação do atraso no desenvolvimento da criança, além de poder ser confirmada através do teste de quociente de inteligência (QI) realizado pelo pediatra ou psicólogo, que também ajuda a classificar o retardo mental e, assim, indicar a melhor forma de ...

Qual é a fase mais difícil de um bebê?

Primeiro mês de vida – Desenvolvimento do bebê mês a mês Essa é a fase mais difícil para as mamães, principalmente as de primeira viagem. É nesse momento que passamos a conhecer o nosso bebê, porque cada bebê é um e se comporta à sua maneira.

Quando devo me preocupar quando meu filho não fala?

Fique atenta aos seguintes sinais: Quando aos 12 meses de idade a criança ainda não faz gestos como “tchau” com as mãos. Se aos 18 meses ainda não compreende bem as palavras ou não imita sons. Se aos 24 meses não fala frases completas ou apenas imita os sons.

Será que o bebê tem problemas em ouvir?

No entanto, a audição do bebê pode estar perfeita após o nascimento, mas diminuir até alguns meses após o nascimento, devido a lesões no ouvido ou infecções, como catapora, mononucleose ou meningite, por exemplo. Assim, os pais devem estar atentos a outros sinais que podem indicar que seu bebê tem problemas em ouvir.

Quanto Tempo Demora Um bebê prematuro para nascer?

Crianças que nasceram prematuras podem demorar mais para atingir certos marcos do desenvolvimento se comparadas com bebês nascidos no tempo certo. Até o segundo ou o terceiro aniversário, o pediatra pode preferir considerar como a "idade" do bebê prematuro a data prevista de parto, ou seja, a data em que a gestação teria completado 40 semanas.

Como identificar se o bebê não está escutando corretamente?

Para identificar se o bebê não está escutando corretamente, os pais, familiares ou professores do jardim de infância devem estar atentos a alguns sinais de alarme, que incluem: Não reage a sons altos, como um objeto caindo perto ou um caminhão passando na frente da casa;

Como identificar problemas de audição no bebê?

É importante identificar problemas de audição no bebê nos primeiros 6 meses de vida, pois quanto mais cedo for diagnosticado o problema, mais cedo se poderá iniciar o tratamento e, dessa forma, evitar problemas de desenvolvimento, especialmente da fala e das capacidades sociais da criança.

Postagens relacionadas: