O que faz empenar o cabeçote?

Índice

O que faz empenar o cabeçote?

O que faz empenar o cabeçote?

Quando se passa muito tempo do aquecimento, tanto a junta quanto o cabeçote sofrem danos. O cabeçote pode ter empenado e o motor pode travar. Nesses casos, o cabeçote é retirado e deve ser feita a plaina dele. Caso o dano seja mais interno, o dano pode ser irrecuperável.

Quando é preciso retificar o cabeçote?

Nem sempre é necessário retificar o cabeçote quando o eixo está danificado ou com borra de óleo. É necessário fazer a limpeza com produtos adequados. Porém no caso que uma quebra do eixo é preciso inspecionar criteriosamente o cabeçote, sobretudo os mancais de apoio do eixo de comando de válvulas, quanto a empenamentos e ovalização.

Quem já ouviu falar da Junta do cabeçote?

Se você tem um carro, provavelmente já ouviu falar da junta do cabeçote. Para quem ainda não tem conhecimento da peça, ela serve para assegurar a estanqueidade de cada uma das câmaras de combustão, além de ter papel fundamental na continuidade dos circuitos de água de refrigeração do motor e dos circuitos de passagem do óleo lubrificante do motor.

Como ocorre o superaquecimento do motor com o cabeçote?

O técnico explica que quando ocorre o superaquecimento do motor e o empenamento do cabeçote, o mesmo é levado para a plaina. Mas o trabalho é realizado apenas na face de assentamento com o bloco não se verifica a sua parte superior. Ou seja, sana-se um problema (superaquecimento), mas não verifica a condição de apoio do eixo de comando de válvula.

Como eram as juntas do cabeçote mais antigas?

As juntas do cabeçote mais antigas eram formadas por papel grosso passado com óleo grafitado. Após certa evolução, a junta do cabeçote foi substituída por uma composição de outras duas folhas de cobre, as quais contavam com amianto no seu interior.

Postagens relacionadas: