O que pode acontecer com um cachorro obeso?
O que pode acontecer com um cachorro obeso?
A obesidade canina pode trazer muitos problemas para a saúde do cachorro. De acordo com a Dra. Camila, um cão acima do peso pode apresentar “problemas articulares e locomotores, aumento do triglicérides e colesterol no sangue, além de dificuldade respiratória”.
Porque o cachorro engorda?
Por que cachorros engordam? As causas mais comuns de cachorro obeso são a alimentação inadequada e pouco exercício físico – ou as duas coisas! O problema pode ser o tipo de ração que o cachorro come ou a rotina de alimentação.
Quais os riscos da obesidade para o animal?
A exemplo do que acontece com os seres humanos, a obesidade provoca uma sobrecarga sobre as articulações. Assim, pode provocar deformidades anatômicas nos joelhos, cotovelos e ombros. Além disso, pode deteriorar ainda mais a qualidade de vida de animais com problemas ortopédicos, como a displasia coxofemoral.
Por que o cachorro fica obeso ou com sobrepeso?
Lembre-se um cachorro não fica obeso ou com sobrepeso do dia para noite. Se você perceber que ele está começando a ganhar uns quilinhos a mais, leve-o a um veterinário de confiança e siga suas orientações, fazendo ajustes na dieta e na rotina de exercícios.
Qual o peso de um cão de raça?
Outro fator que pode influenciar o peso do seu animal, é a raça. Isto é, por volta dos 3 meses de idade para um cão de raça pequena é a altura em que ele alcança metade do peso adulto. No entanto, se se tratar de um cão de raça grande, só por volta dos 5 ou 6 meses de idade é que ele irá conseguir alcançar metade do seu peso adulto.
Como o cachorro obeso se locomover?
Um cachorro obeso também sente desconfortos para fazer atividades diárias e se locomover. Ele se esforça muito mais para realizar ações simples, sobrecarregando o sistema respiratório e circulatório.
Qual a população de cães acima do peso?
Essa cena vem se tornando cada vez mais comum e a tendência é de que seja ainda mais nos próximos anos. No Brasil estima-se que a população de cães acima do peso já totaliza mais 15 milhões, representando 30% da população total de cães. Os números nos Estados Unidos são ainda maiores, totalizando 44% de cães obesos.