Como tratar escoliose em bebê?

Índice

Como tratar escoliose em bebê?

Como tratar escoliose em bebê?

"A escoliose é tratada desde um grau leve. O tratamento mais comum é o uso de coletes que é um aparelho de contenção. Ele previne o aumento das curvas e promove o alinhamento da coluna. Se o uso de coletes não adiantar e o problema persistir, é necessário optar pela cirurgia da coluna vertebral".

Como saber se a escoliose tá piorando?

Os sinais de piora da escoliose incluem aumento da inclinação da coluna, dor nas costas, contraturas e quando a escoliose afeta a parte final da coluna, pode haver sintomas de comprometimento do nervo ciático como dor que irradia para pernas, sensação de queimação ou formigamento nos glúteos ou pernas.

O que é escoliose infantil?

A escoliose infantil é um desvio na coluna vertebral que, ao longo do tempo, pode prejudicar a criança em suas atividades cotidianas, causando dor e desconforto. Quanto antes a condição for diagnosticada, maiores são as chances de sucesso no tratamento.

O que é escoliose em bebê?

A escoliose congênita é bem menos comum do que aquela que ocorre na adolescência. Cerca de um em cada 10 mil bebês nasce com o distúrbio. A escoliose é uma deformidade na coluna vertebral, que provoca uma curvatura em forma de C ou S na espinha. Tal desvio pode prejudicar a mobilidade da criança ou do adolescente.

O que é escoliose em crianças?

A escoliose infantil é um desvio na coluna vertebral que, ao longo do tempo, pode prejudicar a criança em suas atividades cotidianas, causando dor e desconforto. Quanto antes a condição for diagnosticada, maiores são as chances de sucesso no tratamento.

O que causa escoliose infantil?

A escoliose pode ser causada por fatores hereditários, defeitos congênitos ou lesões ou surgir em uma idade mais avançada, com frequência no início da adolescência. Geralmente, não é possível identificar a causa (um quadro clínico denominado escoliose idiopática).

Qual a melhor maneira de detectar a escoliose?

Um dos seus ombros é mais alto que o outro Uma maneira fácil de detectar a escoliose é simplesmente se olhar no espelho, ficar em pé, reta, e verificar se um dos seus ombros parece ser mais alto do que o outro.

Qual a idade mais comum para a escoliose?

A idade é considerada um dos fatores de risco para a doença, em virtude do desgaste natural dos ossos, dos discos intervertebrais e dos ligamentos que pode advir com o envelhecimento. O mais comum, entretanto, é o aparecimento da escoliose estar associado ao surto de crescimento que se instala no final da puberdade e se intensifica na adolescência.

Quando ocorre a escoliose?

A escoliose ocorre quando a coluna vertebral apresenta uma curvatura e torção, ou seja, é uma curva anormal em forma de “S” que deve ser diagnosticada e tratada. Ela é mais comum em fases de crescimento, como a infância e a adolescência, mas pode aparecer em qualquer idade.

Qual o médico mais indicado para a escoliose?

Ao perceber algum dos sinais acima, procure um especialista. Qual é o médico mais indicado? Como, em geral, a escoliose pode ser notada já na infância, por vezes, o primeiro médico a examinar a criança será o pediatra ou o clínico geral.

Postagens relacionadas: