O que diz a regra da mão direita?
Índice
- O que diz a regra da mão direita?
- Como saber se o campo magnético é nulo?
- Qual a diferença entre a regra da mão direita e esquerda?
- Quando nos deparamos com um problema de campo magnético?
- Qual o sentido do campo magnético?
- Como se determina a intensidade do campo magnético?
- Como estudar o cálculo do campo magnético?
O que diz a regra da mão direita?
Essa relação é representada pela regra da mão direita: o polegar da mão direita indica o sentido convencional da corrente elétrica; e os outros dedos, ao envolverem o condutor por onde passa a corrente, dão o sentido das linhas de campo magnético.
Como saber se o campo magnético é nulo?
Quando esse condutor é percorrido por uma corrente elétrica, também terá um campo magnético associado a ele e, praticamente, uniforme em seu interior. ... E, dessa forma, teremos um campo magnético resultante nulo na parte externa do solenoide.
Qual a diferença entre a regra da mão direita e esquerda?
O polegar fica apontado na direção da velocidade. Os outros dedos indicam o sentido do campo magnético. ... Se a carga for negativa, o sentido da força (polegar) também deve ser invertido, ou você pode utilizar a mão direita.
Quando nos deparamos com um problema de campo magnético?
Ao nos depararmos com um problema que envolve o campo magnético gerado por uma corrente elétrica, geralmente encontramos dificuldades para determinar a direção e o sentido do vetor indução .
Qual o sentido do campo magnético?
A Lei de Ampère afirma que o sentido do campo magnético é determinado pelo sentido da corrente. Dessa forma, invertendo o sentido da corrente, invertemos também o sentido do campo.
Como se determina a intensidade do campo magnético?
A Lei de Ampère permite ainda, em algumas situações, a determinação da intensidade do campo magnético. A explicação de como se chega à formulação matemática utilizada para a determinação da intensidade desses campos é um pouco complexa, pois acaba utilizando ideias e conceitos que, por vezes, não são trabalhados no Ensino Médio.
Como estudar o cálculo do campo magnético?
Por esse motivo, estudaremos aqui essa formulação matemática considerando apenas seus aspectos mais básicos, de maneira a termos uma ideia sobre o cálculo do campo magnético, e destacaremos a expressão final, utilizada em exercícios apresentados durante o Ensino Médio.