O que é epilepsia em cachorro?
O que é epilepsia em cachorro?
A epilepsia canina é uma doença neurológica caracterizada por um conjunto de desordens elétricas capazes de desencadear convulsões – tal qual a epilepsia que atinge os humanos.
Como evitar convulsão canina?
De acordo com o veterinário, em situações assim os tutores devem manter o animal deitado de lado, preferencialmente em um ambiente acolchoado, evitando beiradas e locais altos. Além disso, nunca deve-se colocar a mão ou objetos dentro da boca do animal, pois existe o risco de acontecerem graves acidentes para ambos.
Por que a epilepsia secundária pode acontecer em qualquer cão?
Já a epilepsia secundária, ou adquirida, pode ocorrer em qualquer cão, ela é consequência de algum trauma físico, como envenenamento ou até uma batida forte na cabeça. Ela pode acontecer em qualquer idade.
Qual a causa da epilepsia canina?
A epilepsia canina é mais comum do que se imagina, e cães com essa condição geralmente tem uma vida normal como qualquer cão, só precisam de mais cuidados e atenção do dono. A epilepsia canina é uma doença que pode ter várias causas e sintomas, e também pode adquirir vários níveis.
Como se manifesta a epilepsia em cães?
A epilepsia em cães pode se manifestar em vários níveis, desde pequenos espasmos e comportamentos estranhos, até ataques fortes com convulsão. Se o cão está espumando demais ou parecendo tonto e sem controle do próprio corpo, ele pode estar tendo um ataque epiléptico leve, e precisa ser levado ao veterinário.
Como cuidar de um cão epiléptico?
Primeiramente, o dono de um cão epiléptico precisa ouvir e atender a todas as recomendações de um veterinário, que saberá o nível da doença e como o dono deve agir. Como conselho geral de qualquer caso, a observação é o maior conselho de todos, principalmente se o cão não toma medicação. Não é aconselhável deixá-lo sozinho por muito tempo.