Como usar o flúor nos dentes?

Índice

Como usar o flúor nos dentes?

Como usar o flúor nos dentes?

Como é feita aplicação do flúor O flúor concentrado deve ficar em contato com os dentes por 1 minuto, e após a aplicação, é necessário ficar ao menos 30 minutos a 1 hora sem ingerir alimentos ou líquidos.

Como fazer aplicação de flúor em casa?

De modo geral, a aplicação desse gel é feita com o auxílio de uma escova, assim como fazemos em nossas casas com o creme dental. Outras alternativas são o uso de moleiras, de verniz ou a utilização de um enxaguante bucal muito concentrado.

Pode aplicar flúor todos os dias?

Uma das formas de mantê-la em dia é com aplicação de flúor, tanto no consultório como no uso pessoal diário. A substância é extremamente importante no combate e prevenção às cáries e remineralização dental, proporcionando mais proteção aos dentes.

Quanto custa a aplicação de flúor nos dentes?

Segundo a tabela de procedimentos odontológicos do Conselho Regional de Odontologia (CRO), uma limpeza completa deve custar no mínimo R$ 200,00. Esse valor, no entanto, pode chegar a R$ 1 000,00, dependendo da qualificação do profissional, região e localização do consultório.

Quais são os meios de utilização do flúor?

A aplicação do flúor pode ser realizada de diversas formas, entre elas:

  • Aplicação direta nos dentes, bochecho e na forma de gel ou espuma;
  • Através de moldeiras ajustáveis, deixando o flúor em contato com a superfície dental num período de 2 a 4 minutos;
  • O flúor também pode ser aplicado sob os dentes na forma de verniz.

Qual o efeito do flúor nos dentes?

O flúor trabalha nos processos de desmineralização e remineralização que ocorrem naturalmente na boca. Além disso, possui efeito antienzimático e antimicrobiano, eliminando algumas bactérias e impedindo a multiplicação das mesmas.

Onde o flúor vai agir?

O flúor trabalha durante os processos de desmineralização e remineralização que ocorrem naturalmente em sua boca. Sua saliva contém ácidos que causam a desmineralização nos dentes. Estes ácidos são liberados após a alimentação.

Como é feita a aplicação de flúor?

A aplicação pode ser feita na forma de gel ou espuma, através de moldeiras ajustáveis, deixando o flúor em íntimo contato com a superfície dental num período de 2 a 4 minutos. O flúor também pode ser aplicado sob os dentes na forma de verniz.

Qual o mal que o flúor faz?

O excesso de flúor no organismo pode causar problemas sérios de saúde. O mesmo relatório da NRC também constatou que o excesso de flúor no organismo pode ser prejudicial à saúde, podendo causar problemas como câncer ósseo, além de danos ao cérebro e à tireóide.

Para que serve a aplicação de flúor nos dentes?

O flúor ajuda a prevenir as cáries de duas maneiras distintas: O flúor se concentra nos ossos em crescimento e nos dentes em desenvolvimento das crianças, ajudando a endurecer o esmalte dos dentes de leite e permanentes que ainda não nasceram.

Por que usar flúor para fortalecer os dentes?

Para que cumpra com seus benefícios, o flúor é acrescentado na água encanada e nos cremes dentais, mas a aplicação tópica de flúor concentrado, pelo dentista, tem um efeito mais potente para fortalecer os dentes.

Qual a concentração de flúor na pasta de dente?

Além disso, é recomendado evitar engolir os cremes dentais e produtos com flúor, principalmente os aplicados pelo dentista. Geralmente, as pastas de dente contém uma concentração segura de flúor, que é entre 10 ppm, informação que fica registrada no rótulo da embalagem.

Por que usar produtos com flúor?

Os produtos com flúor não devem ser aplicados ou ingeridos em excesso, pois podem ser tóxicos ao organismo, levando ao aumento do risco de fraturas e enrijecimento das articulações, além de causar a fluorose, que provoca manchas brancas ou acastanhadas nos dentes.

Por que o flúor é muito útil?

O flúor é muito útil, principalmente, para: Idosos com problemas dentários. A aplicação do flúor pode ser feita a cada 6 meses, ou conforme orientação do dentista, e é muito importante para evitar o desenvolvimento de infecções, cáries e desgaste dos dentes.

Postagens relacionadas: