Como aplicar compliance na empresa?

Índice

Como aplicar compliance na empresa?

Como aplicar compliance na empresa?

Aprenda como aplicar o compliance para pequenas empresas

  1. Faça uma avaliação de riscos. O primeiro passo é entender quais são os riscos a que a sua empresa está sujeita. ...
  2. Defina um plano de ação. ...
  3. Crie um código de ética e conduta.
  4. Conte com profissionais especializados. ...
  5. Adote um sistema de monitoramento. ...
  6. Capacite a sua equipe.

Como aplicar o compliance?

Como colocar o compliance em prática?

  1. Conheça bem a sua empresa. ...
  2. Envolva todos os seus funcionários e parceiros. ...
  3. Estimule uma cultura organizacional ética. ...
  4. Cuide para que as relações internas sejam justas. ...
  5. Monitore os processos. ...
  6. Não conhecer a legislação em vigor. ...
  7. Não monitorar a atuação dos funcionários.

Como o compliance interfere nas relações empresariais?

O principal objetivo do compliance é fortalecer a empresa por meio do cumprimento das regras, normas e regulamentos. A consequência desse fortalecimento aparece na redução dos riscos empresariais. ... Outro objetivo do compliance é a redução de custos e despesas, por meio de um aumento na eficiência operacional.

Como a prática da compliance pode ajudar no sucesso da gestão de uma empresa?

Além de abrir as portas para negócios com órgãos públicos, a prática pode atrair clientes, parceiros e investidores com os mesmos valores éticos, facilita a obtenção de crédito, aumenta a segurança dos colaboradores e minimiza riscos de fraudes.

Quanto custa um projeto de compliance?

Os custos de uma consultoria de compliance variam de acordo com o que é demandado e o porte da empresa. Para uma grande empresa, esse valor gira em torno de R$ 50 mil e R$ 3 milhões, e incluiria serviços como avaliação de riscos e instalação de um canal de denúncia, alguns dos pilares dos programas de compliance.

Qual o significado da palavra compliance?

Com origem no inglês, a palavra compliance significa, em tradução livre, “estar em conformidade com”, “obedecer”, “concordar”. Neste caso, é o mesmo que se comprometer com a integridade na tomada de decisões diária. Uma gestão pautada pelo compliance deve ser marcada pela transparência e ética, o que por si só resulta em menores riscos.

Qual o risco de atuar sem compliance?

O risco de atuar sem compliance é grande, podendo acarretar em sanções legais ou financeiras à instituição. Esse tipo de conduta, em última instância, pode extinguir uma organização, seja pelos altos custos das multas e penas impostas, seja pela perda total de sua reputação.

Qual a necessidade de um profissional especializado em compliance?

O cenário político no Brasil, juntamente com a aprovação da Lei 12.846/13 – conhecida como Lei Anticorrupção – tornaram ainda mais evidente a necessidade de um profissional especializado em compliance, em especial nas grandes empresas.

Como o compliance tem se tornado muito importante no Brasil?

Como já destacado, o compliance tem se tornado muito importante em um contexto no qual há cada vez menos tolerância com a corrupção. O Brasil é, talvez, um dos melhores exemplos nesse sentido. Basta estar atento ao noticiário nos últimos anos para encontrar referências e diversas empresas citadas em escândalos de corrupção.

Postagens relacionadas: