Como saber se o disjuntor e monopolar ou bipolar?

Como saber se o disjuntor e monopolar ou bipolar?
- Disjuntor Unipolar: É indicado para circuitos com uma única fase. Ex: Circuitos de iluminação e tomadas em sistemas monofásico fase/neutro com 127 ou 220 v. - Disjuntor Bipolar: É indicado para circuitos com duas fases. Ex: Circuitos com chuveiros e torneiras elétricas em sistemas Bifásicos Fase/fase com 220 v.
Como funciona o disjuntor unipolar?
Os disjuntores monopolar ou unipolar devem ser usados em circuitos de 127V com apenas uma fase. Exemplos desse tipo de circuito são os presentes em sistemas de iluminação e tomadas. Nos disjuntores monofásicos apenas um cabo é energeticamente carregado e o outro é o neutro.
Como saber se o disjuntor e Monofasico ou Bifasico?
Mas antes, um rápida explicação:
- Rede monofásica. – Tem dois fios, um é o fase e o outro é neutro; ...
- Rede bifásica. – Tem três fios, dois são fase e o outro é neutro; ...
- Rede trifásica. – Tem quatro fios: três fases e um neutro; ...
- Diferença de custo.
Qual o disjuntor trifásico?
Disjuntor Tripolar: É indicado para circuitos com três fases. Ex: Circuitos para motores em Sistemas trifásicos (2 v). Além desses tipos de disjuntores existem outras duas proteções que são itens obrigatórios de acordo com a norma NBR 5410.
Como dimensionar o disjuntor?
Dimensionando o disjuntor correto. Para dimensionar o disjuntor ideal para cada circuito o cálculo básico a ser usado é o da lei de Ohm, onde devemos separar os circuitos de iluminação, tomadas de uso geral e tomadas de uso específico. Em cada circuito iremos fazer o cálculo de corrente total do mesmo e após isso determinar o disjuntor.
Como funciona o disjuntor automático?
De forma simples, o funcionamento do disjuntor é basicamente como um interruptor automático, e assim que ele identifica um valor de corrente acima do que ele foi projetado para suportar, o mesmo secciona o circuito.
Quais são os disjuntores para a instalação elétrica?
No mercado existem alguns tipos de disjuntores específicos para cada tipo de instalação elétrica, como por exemplo os disjuntores unipolares, bipolares e tripolares, que são aplicados em redes monofásicas, bifásicas ou trifásicas. Disjuntor Unipolar: É indicado para circuitos com uma única fase.