Como saber se o extintor está cheio?
Índice
- Como saber se o extintor está cheio?
- Como verificar se o extintor está em boas condições?
- Como deve estar o manômetro do extintor?
- Qual o nome do reloginho do extintor?
- Qual a validade do extintor de CO2?
- Quanto tempo dura um extintor de incêndio?
- Quais são os componentes de um extintor?
- Quais as periodicidades das inspeções nos extintores?
- Por que o extintor ficou vazio?
- Qual a validade dos extintores?
- Como deve ser feita a inspeção ou verificação do extintor?
- Como descarregar o extintor?

Como saber se o extintor está cheio?
Se o ponteiro de pressão do seu extintor estiver apontado para a faixa verde, ele indica que o equipamento está cheio. Lembre-se, sempre: a prevenção pode salvar vidas!
Como verificar se o extintor está em boas condições?
Para saber o validade do extintor (carga) procure pelo selo do INMETRO que está fixado no próprio vasilhame (cilindro) do extintor. O selo do INMETRO tem partes destacáveis são elas que mostram a data de realização do serviço.
Como deve estar o manômetro do extintor?
- Manômetro: indicador de pressão deve estar com indicador na faixa verde. - Rótulo: Não deve estar rasgado ou apagado omitindo informações ao usuário.
Qual o nome do reloginho do extintor?
Com exceção do de gás carbônico, os cilindros são equipados com um reloginho (manômetro).
Qual a validade do extintor de CO2?
Os extintores de CO2 devem passar por inspeção técnica a cada 06 meses, a qual avaliará as condições externas do mesmo e sua carga, por meio de pesagem. Se houver perda superior a 10% da carga nominal declarada, a recarga deve ser efetuada.
Quanto tempo dura um extintor de incêndio?
Os extintores com carga de água ou pó químico devem ser trocados a cada 12 meses. Já os equipamentos de gás carbônico precisam de recarga a cada 6 meses.
Quais são os componentes de um extintor?
O extintor é um equipamento móvel, constituído por um cilindro, componentes (válvula, mangueira, indicador de pressão, esguicho), agente extintor e gás expelente (como o Nitrogênio), destinado à combater princípios de incêndio.
Quais as periodicidades das inspeções nos extintores?
Além de mandatório nas edificações, o extintor tem uma rotina de recarga anual obrigatória, sendo que o de CO2 necessita de revisão semestral. A cada cinco anos, deve-se incluir também a inspeção das mangueiras, com a realização de testes hidrostáticos.
Por que o extintor ficou vazio?
Notei segundos depois que por algum motivo, o casco do extintor furou e a água vazou durante a noite. O extintor ficou lá, pendurado no suporte e vazio. Desde então, percebi a importância de dar uma sacudida no extintor de vez em quando.
Qual a validade dos extintores?
Após um ano a contar da data de realização do serviço (recarga ou carga) é necessário providenciar a recarga. No estado de Santa Catarina os extintores tem validade de 5 anos.
Como deve ser feita a inspeção ou verificação do extintor?
A inspeção ou verificação deve ser feita de forma mensal pelo proprietário ou responsável pela manutenção do local ou edificação em que o extintor está localizado. O procedimento como dito anteriormente deve ser feito observando as condições externas de pintura e conservação do cilindro bem como indicadores de pressão e lacre do equipamento.
Como descarregar o extintor?
Solte as alavancas para parar de descarregar o extintor. Percorra com a mangueira de um lado para o outro das chamas. Para extinguir todo o combustível, vá e volte com a mangueira, percorrendo lentamente a base do fogo enquanto descarrega o extintor. Aproxime-se do fogo somente quando as chamas apagarem.