Como aplicar uma injeção subcutânea em bovinos?
Índice
- Como aplicar uma injeção subcutânea em bovinos?
- O que significa aplicação subcutânea em bovinos?
- Como vacinar subcutânea?
- Qual a diferença de injeção intramuscular e subcutânea?
- Qual a indicação de aplicação através da via subcutânea?
- Como aplicar a vacina da febre aftosa em bovinos?
- Como fazer o boi engordar rápido?
- Qual a diferença entre vacina intramuscular e subcutânea em bovinos?
- Qual a área mais indicada para injeções em bovinos?
- Como aplicar a vacina em bovinos?
- Como fazer a condução dos bovinos?
Como aplicar uma injeção subcutânea em bovinos?
Figura 4: (A) Forma correta de aplicação da injeção subcutânea. A pele deve ser puxada para formar uma prega e deve-se introduzir a agulha paralelamente ao corpo do animal, de cima para baixo, permitindo a injeção no tecido subcutâneo e evitando refluxo do líquido.
O que significa aplicação subcutânea em bovinos?
É quando a substância é aplicada diretamente no organismo do animal, pelo músculo. Prefira que seja no músculo da coxa ou da tábua do pescoço. Inclusive, esse último é o local onde mais se aplica vacinas em gado.
Como vacinar subcutânea?
Como aplicar a injeção corretamente
- Juntar o material necessário: seringa com o remédio, algodão/compressa e álcool;
- Lavar as mãos antes de aplicar a injeção;
- Passar o algodão com álcool na pele, para desinfectar o local da injeção;
- Fazer uma prega na pele, segurando com o polegar e o indicador da mão não-dominante;
Qual a diferença de injeção intramuscular e subcutânea?
Subcutânea – S.C.: São aplicadas na hipoderme, no tecido subcutâneo. Os locais para injeção S.C incluem as regiões superiores externas (braços), o abdômen, a região anterior das coxas e a região superior do dorso. Intramuscular – I.M.: Administração direta do injetável na massa muscular.
Qual a indicação de aplicação através da via subcutânea?
A via subcutânea é a administração de medicamento no tecido subcutâneo. É utilizada para administração de insulina, anticoagulantes, algumas vacinas, adrenalina e hormônios.
Como aplicar a vacina da febre aftosa em bovinos?
O jeito certo de fazer a picada. Quem escolhe a subcutânea, deve puxar a pele do animal até fazer uma prega na região da tábua do pescoço, buscando introduzir a agulha nessa área – com a pistola 45° em relação ao corpo do animal, quase que paralela.
Como fazer o boi engordar rápido?
Para que ganhos mais altos possam ser obtidos no sistema de engorda de bovinos em pasto, 3 tipos de alimentação deverão ser fornecidos ao gado: forragens, concentrados e minerais. Oferecer forragem de qualidade, tenra e nutritiva é o primeiro passo para um bom manejo. Esse será o objetivo básico do manejo das pastagens ...
Qual a diferença entre vacina intramuscular e subcutânea em bovinos?
Saber a diferença entre vacina intramuscular e subcutânea em bovinos evita problemas no gado. Foto: Boy Fotógrafo. É quando a substância é aplicada diretamente no organismo do animal, pelo músculo. Prefira que seja no músculo da coxa ou da tábua do pescoço. Inclusive, esse último é o local onde mais se aplica vacinas em gado.
Qual a área mais indicada para injeções em bovinos?
Figura 3: O triângulo verde indica a área mais indicada para aplicação de injeções em bovinos, enquanto o círculo vermelho indica a área que deve ser evitada (Arte: Emanuelle Baldo Gaspar). É a via mais indicada para vacinas e vermífugos.
Como aplicar a vacina em bovinos?
A agulha deve atingir a região entre o couro e o músculo do animal. Nesse formato, a absorção do produto é mais lenta que a intramuscular, por não ser aplicada diretamente no organismo do animal. Se você quiser ampliar seus conhecimentos sobre vacinas, clique na dica: Reação de vacinas em bovinos.
Como fazer a condução dos bovinos?
Na hora da aplicação, a condução dos bovinos deve objetivar pouca movimentação a fim de facilitar a contenção e imobilização do animal. A contenção deve, preferencialmente, ser realizada com o animal preso com auxílio de uma pescoceira que deixe em evidência a região ideal para a aplicação da vacina (tábua ou lateral do pescoço) (Figura 3).