Como saber se medicamento é falso?

Índice

Como saber se medicamento é falso?

Como saber se medicamento é falso?

Todo medicamento verdadeiro tem uma tarja na lateral que ao ser raspada com um metal reage e revela a logo do laboratório produtor e a palavra “qualidade”. Os remédios falsificados não apresentam essa tarja. Além disso, a embalagem deve estar lacrada e a rotulagem precisa estar em português.

Como verificar se o medicamento é falsificado?

Verificar se o medicamento está armazenado em local limpo e seco. Caso detecte que o medicamento é falsificado, ligue no SAC – Serviço de Atendimento ao Consumidor da empresa, e contate a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) mediante a e-mail, telefonema ou pelo site.

Por que os medicamentos falsos podem ser achados em farmácias?

O MS afirma que os medicamentos falsos podem ser achados em farmácias, drogarias, postos de combustíveis, lanchonetes e até em bancas de rua e sites não habilitados para venda de remédios. É essencial que o paciente faça compras em farmácias ou serviços de delivery devidamente autorizados.

Qual é a margem dos medicamentos falsos?

Hoje em dia, essa margem é ainda mais elevada! Em alguns países da América do Sul a média de medicamentos falsos é de 30%, no Brasil 19% e mundialmente 10%. Traçando em paralelo, é a mesma coisa que dizer que a cada cinco medicamentos fabricados, um é falso.

Quais são as notificações de medicamentos falsificados?

Na década de 90, a OMS recebeu 719 notificações de medicamentos falsificados. Sendo relacionados de acordo com a classe terapêutica: 3% com ação no sistema gênito-urinário. Hoje em dia, essa margem é ainda mais elevada! Em alguns países da América do Sul a média de medicamentos falsos é de 30%, no Brasil 19% e mundialmente 10%.

Postagens relacionadas: