O que é um paciente em estado terminal?

Índice

O que é um paciente em estado terminal?

O que é um paciente em estado terminal?

É quando se esgotam as possibilidades de resgate das condições de saúde do paciente e a possibilidade de morte próxima parece inevitável e previsível. O paciente se torna "irrecuperável" e caminha para a morte, sem que se consiga reverter este caminhar.

Quais os riscos do paciente terminal?

O paciente pode gradualmente se tornar incapaz de cuidar de uma casa ou apartamento, preparar alimentos, cuidar de assuntos financeiros, andar ou cuidar de si mesmo. A maioria dos pacientes terminais necessita de ajuda durante suas últimas semanas.

Quais os cuidados para o paciente em estado terminal?

Família e profissionais devem investir em cuidados que diminuam o desconforto, que aliviem a dor. É o momento em que o ser biopsicosocioespiritual toma o lugar do ser biológico. A equipe multidisciplinar tem grande importância no atendimento das necessidades psíquicas e espirituais do paciente em estado terminal.

Qual a avaliação do estado terminal de um paciente?

Na verdade a avaliação do estado terminal de um paciente pode ser uma questão bastante subjetiva do ponto de vista do próprio paciente, de suas possibilidades pessoais, do médico que o assiste e da família. Isto quer dizer que o reconhecimento do estado terminal de paciente é um processo cultural, e humano, que ultrapassa as fronteiras da biologia.

Qual o limite entre o terminal e o paciente com perspectivas de cura?

Isso se deve ao fato de que o limite entre o terminal e o paciente com perspectivas de cura é sempre arbitrário no sentido de não existir uma linha divisória , bem definida, entre ambos (Quintana, Kegler, Santos, Lima, 2006).

Quais os sinais e sintomas da terminalidade?

Considerando esse aumento tão significativo, é importante estabelecer medidas mais assertivas e ampliar os conhecimentos sobre o processo de sofrimento, sinais e sintomas globais na terminalidade.

Postagens relacionadas: