Como diferenciar derrame pleural de empiema?
Índice
- Como diferenciar derrame pleural de empiema?
- O que é derrame pleural complicado?
- O que é um empiema pleural?
- Qual é o quadro clínico do derrame pleural?
- Porque o derrame pleural volta?
- Como medir o pH?
- Qual o conceito de pH?
- Como é possível normalizar o pH do sangue?
- Qual o valor exato do pH de uma solução?
Como diferenciar derrame pleural de empiema?
O hemotórax é o líquido sanguinolento (hematócrito do líquido pleural > 50% do hematócrito periférico) na cavidade pleural, decorrente de trauma ou, raramente, de coagulopatia, ou após ruptura de grande vaso sanguíneo, como aorta ou artéria pulmonar. O empiema é pus no espaço pleural.
O que é derrame pleural complicado?
Derrame pleural é o acúmulo anormal de líquido no espaço pleural. Pode ocorrer por aumento na formação de líquido ou por redução na sua absorção. É um problema médico comum e com mais de 50 etiologias já descritas, entre doenças pulmonares e extra-pulmonares.
O que é um empiema pleural?
O empiema pleural é o líquido pleural de aspecto purulento e/ou com identificação de bactérias, seja pelo Gram ou cultura.
Qual é o quadro clínico do derrame pleural?
Quadro clínico de derrame pleural O quadro clínico do paciente geralmente consiste em dor pleurítica, dispneia e tosse.
Porque o derrame pleural volta?
O derrame pleural acontece devido ao acúmulo excessivo de líquido no espaço pleural, que é o espaço criado entre o pulmão e a membrana externa que o cobre, podendo acontecer devido a problemas cardiovasculares, respiratórios ou auto-imunes, como o Lúpus, por exemplo.
Como medir o pH?
Como medir o pH! A medição do pH é aplicada em diversas atividades desde a área de pesquisa até o controle de qualidade em diversos segmentos. Mas como essa mensuração é realizada? Antes de entrarmos em mais detalhes é importante conhecer e definir alguns conceitos: O que é pH?
Qual o conceito de pH?
O conceito de pH foi criado em 1909 pelo químico dinamarquês Peter Sorensen, que compreendeu que o potencial de produção de hidrogênio muda conforme a temperatura e a composição de determinada substância, pois bases, ácidos, sais e metais possuem pH diferentes. O pH possui uma escala que vai de 0 a 14, medindo a acidez e basicidade de uma solução.
Como é possível normalizar o pH do sangue?
Em todo caso, sempre que o pH do sangue sofre alguma alteração, o corpo tenta corrigir essa alteração, com mecanismos de compensação, mas nem sempre isso é suficiente, e nos casos graves, pode haver necessidade de internamento no hospital. Mas antes disto acontecer o próprio corpo tenta normalizar o pH do meio, para manter o sangue neutro.
Qual o valor exato do pH de uma solução?
Os indicadores não informam o valor exato do pH de uma solução, apenas fornecem dados para avaliar se o meio encontra-se ácido, básico ou neutro. Para saber o valor exato do pH, utiliza-se um equipamento especial, o pHmetro (peagâmetro). É possível misturar ácidos com bases até conseguir um pH neutro.