Por que alguns pacientes precisam de oxigenoterapia?

Índice

Por que alguns pacientes precisam de oxigenoterapia?

Por que alguns pacientes precisam de oxigenoterapia?

Por que alguns pacientes precisam de oxigenoterapia? O oxigênio é uma necessidade básica para todos os seres humanos. O ar que respiramos contém 21% de oxigênio. Essa quantidade é suficiente para pessoas com pulmões saudáveis e para muitas com doença pulmonar.

Quando O paciente precisa de oxigenoterapia?

“O tratamento com oxigenoterapia é indicado às pessoas que, por algum motivo, ficam com a taxa de oxigênio baixa e precisam da complementação, que pode ser feita com um cilindro ou concentrador de oxigênio”, explica Clêdisson Souza, fisioterapeuta e especialista da CPAPS.

Quais pacientes precisam de oxigenoterapia?

Alguns exemplos de doenças pulmonares que afetam adultos e crianças e podem resultar na necessidade de oxigenoterapia são:

  • Doença pulmonar obstrutiva crônica;
  • Fibrose pulmonar;
  • Displasia broncopulmonar;
  • Asma;
  • Pneumonia.

Quais os riscos da oxigenoterapia?

O uso de 100% de oxigênio no ar respirado é tóxico aos pulmões e a todo o organismo. A concentração de O2 em excesso pode causar danos ao pulmão, fazendo com que suas estruturas murchem, dificultando a troca gasosa pelo sangue até a perda da função do órgão.

Será que você precisa de oxigenoterapia?

O médico calculará se você precisa de oxigenoterapia testando a concentração de gases no seu corpo. Esse teste é chamado de gasometria arterial e envolve a coleta de uma amostra de sangue de uma artéria (geralmente no pulso).

Quais são os dispositivos de oxigenoterapia?

Os dispositivos são: Sistema de baixo fluxo (cateter nasal, cateter tipo óculos), sistema de alto fluxo (máscara de aerosol, tenda facial). O objetivo da oxigenoterapia é administrar oxigênio por meio de cateter nasal ou outro tipo de dispositivo. Luvas de procedimento.

Como você pode mensurar seu nível de oxigênio?

O médico pode também mensurar seu nível de oxigênio (saturação de oxigênio ou SatO2) com um pequeno dispositivo chamado oxímetro de pulso, que pode ser acoplado, sem dor, ao seu dedo ou lóbulo da orelha. Com esse dispositivo, seus níveis de oxigênio podem ser aferidos por longos períodos, como por exemplo, durante o sono ou exercício.

Será que você precisa de oxigênio extra?

Alguns pacientes podem precisar de oxigênio extra durante uma exacerbação da doença ou durante uma infecção, e reduzir ou cessar o uso caso sua condição melhore. Você nunca deve diminuir ou interromper sua oxigenoterapia por conta própria. Fale com seu médico caso você ache que precisa de alguma mudança na sua oxigenoterapia.

Postagens relacionadas: