Qual é o solo bom para plantar?
Qual é o solo bom para plantar?
As texturas média e argilosa são indicadas para a maioria das culturas, mas de qualquer forma, sempre é bom avaliar cada caso isoladamente, pois a textura do solo não costuma ser limitante dependendo do que será cultivado. O recomendado é sempre mantê-lo rico em nutrientes como cálcio, magnésio, fósforo e potássio.
Como saber se meu solo é bom?
Funciona assim: é só pegar um punhado de terra, molhar com água e tentar modelar como uma massinha. O primeiro passo é fazer uma "cobrinha" e, em seguida, juntar as pontas para criar um aro. Se nem deu para completar a primeira etapa direito, o solo é arenoso. Se o aro ficou perfeito e não rachou, é argiloso.
Qual tipo de planta pode ser feita na terra roxa?
Esse tipo de solo é encontrado principalmente nos Estados do Paraná, São Paulo, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul. O professor da Esalq explica que a maioria das culturas se adapta à terra roxa, mas ela é normalmente utilizada para plantio de grãos como soja, milho e trigo, além de cana-de-açúcar e café.
Qual o solo que você quer cultivar?
Mas, mesmo sem fazer uma análise profunda do solo, dá para se ter uma idéia se o solo no qual você pretende cultivar uma espécie tem tendência para ácido, neutro ou alcalino. Veja só: O solo ácido costuma apresentar a superfície de cor escura e quando molhado forma poças lamacentas.
Qual o tipo de solo para jardinagem?
Já o solo neutro possui coloração e características intermediárias entre um tipo e outro. Para ter certeza do tipo de solo, é possível adquirir um kit para medir o pH em lojas de produtos para jardinagem.
Como cultivar uma plantinha?
Para quem quer a cultivar uma plantinha e não sabe por onde começar, Estela Carvalho, integrante do coletivo Hortelões Urbanos, dá algumas dicas que podem ser aplicadas em sua casa. As instruções podem ser acompanhadas em dois vídeos, confira abaixo.
Por que é preciso lavrar o solo?
O ideal é que a terra forme pequenos torrões, que são responsáveis pelo transporte de água, ar e nutrientes na área. Só não repita o processo demais, ou o tiro vai sair pela culatra. Nem sempre é preciso lavrar o solo. Alguns estudos indicam que não usar a estratégia reduz a compactação e aumenta a produtividade. Espalhe material orgânico no solo.