Qual é uma das recomendações de uso do tacógrafo?
Índice
- Qual é uma das recomendações de uso do tacógrafo?
- Quando devo trocar o disco de tacógrafo?
- Em que ano o tacógrafo começou a fazer parte das leis de trânsito no Brasil?
- Porquê usar tacógrafo?
- Qual caminhão precisa usar tacógrafo?
- Qual é a lei do tacógrafo?
- Como os tacógrafos digitais funcionam?
- Por que o tacógrafo é obrigatório?
- Como é possível trocar o tacógrafo?
- Quais são os isentos do uso do tacógrafo?
Qual é uma das recomendações de uso do tacógrafo?
Disco de utilização diária O disco de tacógrafo pode ter uma duração de 1 dia, ou seja, 24 horas ininterruptas. Após essas 24 horas, caso o disco não seja trocado, ele fará uma marcação em cima da marcação anterior e ela não será interrompida até que o disco seja trocado.
Quando devo trocar o disco de tacógrafo?
O disco diagrama deve ser guardado pelo prazo de 90 (noventa) dias, em condições normais de uso, ou por 01 (um) ano em caso de acidentes com vítimas.
Em que ano o tacógrafo começou a fazer parte das leis de trânsito no Brasil?
Vários países tornaram o uso do tacógrafo obrigatório em veículos de transportadoras por exigência de sindicatos. Sua utilização obrigatória no Brasil se deve através do artigo 136, inciso IV, da Lei 9503, de 23 de setembro de 1997, que instituiu o Código de Trânsito Brasileiro.
Porquê usar tacógrafo?
O tacógrafo é uma peça de medição, muito útil, que auxilia na logística das transportadoras. Ele serve para registrar a distância percorrida e a velocidade do deslocamento de um caminhão e outras funções importantes referentes às viagens realizadas. Podemos dizer que é ele é uma espécie de “caixa preta” dos caminhões.
Qual caminhão precisa usar tacógrafo?
- Veículos de carga fabricados a partir de 01 de Janeiro de 1999 que tenham peso bruto total (PBT) inferior a 4536 quilogramas; - Veículos de transporte de passageiro ou misto, desde que licenciado na categoria particular e que não realizam transporte remunerado de pessoas.
Qual é a lei do tacógrafo?
A Lei Federal 9.503/97 do Código de Trânsito Brasileiro exige a presença de cronotacógrafo em veículos de condução escolar, de transporte de passageiro com mais de 10 lugares e os veículos de carga superior a 4.536kg.
Como os tacógrafos digitais funcionam?
Os modelos digitais utilizam fita diagrama, que nada mais é do que uma bobina (como as de cupom fiscal) para mostrar as informações registradas. E apesar da simplicidade na operação, os tacógrafos digitais são poderosos quando o assunto é informação e monitoramento, eles têm a capacidade de controlar e avisar sobre:
Por que o tacógrafo é obrigatório?
Aliás, o próprio órgão disponibiliza um aplicativo para smartphone para que essa verificação seja mais simples e segura. Por que o uso do tacógrafo é obrigatório? Conforme dissemos, o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) estabelece as situações em que o uso desse equipamento é obrigatório.
Como é possível trocar o tacógrafo?
Isso é possível porque dentro do tacógrafo há um disco diagrama que registra todas essas informações e deve ser trocado em um determinado período, a depender do modelo — diário e semanal.
Quais são os isentos do uso do tacógrafo?
Estão isentos do uso do tacógrafo os veículos: de carga com Capacidade Máxima de Tração (CMT) inferior a 19 toneladas e fabricados até 31 de Dezembro de 1990; de carga fabricados a partir de 01 de Janeiro de 1999 que tenham peso bruto total (PBT) inferior a 4.536 kg;