Quais são as vias de aplicação de medicamentos em bovinos?

Índice

Quais são as vias de aplicação de medicamentos em bovinos?

Quais são as vias de aplicação de medicamentos em bovinos?

A aplicação de medicamentos injetáveis pode ser feita por três vias: intravenosa (IV), intramuscular (IM) e subcutânea (SC). A intravenosa é quando a aplicação é realizada diretamente na corrente sanguínea do animal, promovendo a distribuição imediata do medicamento, o que levará a um rápido efeito.

Qual a vacina que o gado tem que tomar?

Atualmente no Brasil, existem vacinas obrigatórias para algumas doenças do gado, como febre aftosa, brucelose e raiva. É um método fundamental no manejo sanitário e a aplicação deve ser feita de maneira correta garantindo a saúde do rebanho leiteiro.

Quais as vacinas para vacas?

As vacinas Reprodutivas (IBR, BVD, Campylo e Lepto) devem ser feitas preferencialmente antes da EM, no mês de setembro ou outubro anualmente e, reforço semestral para vacina de Leptospirose.

Como aplicar a vacina em bovinos?

A agulha deve atingir a região entre o couro e o músculo do animal. Nesse formato, a absorção do produto é mais lenta que a intramuscular, por não ser aplicada diretamente no organismo do animal. Se você quiser ampliar seus conhecimentos sobre vacinas, clique na dica: Reação de vacinas em bovinos.

Como preparar o animal para a injeção?

É importante preparar o animal para a injeção, posicionar o animal em decúbito lateral na posição sentado ou em estação. A contenção deve ser bem feita.

Qual a diferença entre vacina intramuscular e subcutânea em bovinos?

Saber a diferença entre vacina intramuscular e subcutânea em bovinos evita problemas no gado. Foto: Boy Fotógrafo. É quando a substância é aplicada diretamente no organismo do animal, pelo músculo. Prefira que seja no músculo da coxa ou da tábua do pescoço. Inclusive, esse último é o local onde mais se aplica vacinas em gado.

Como aplicar a injeção na pele do animal?

Pince uma dobra de pele entre o polegar e os demais dedos, no pescoço ou no dorso do animal. Esfregue a pele sobre a região onde pretende aplicar a injeção com algodão embebido em álcool 70% ou outro desinfetante de pele a base de iodo, por exemplo. Insira a agulha até o canhão, através da pele, no espaço subcutâneo.

Postagens relacionadas: