Quais são os tipos de sujeito indeterminado?

Índice

Quais são os tipos de sujeito indeterminado?

Quais são os tipos de sujeito indeterminado?

TIPOS DE SUJEITO INDETERMINADO

  1. INTRODUÇÃO. ...
  2. SUJEITO INDETERMINADO EXPRESSO PELA 3ª PESSOA DO PLURAL. ...
  3. SUJEITO INDETERMINADO EXPRESSO PELA 3ª PESSOA DO SINGULAR + SE. ...
  4. SUJEITO INDETERMINADO EXPRESSO PELA 3ª PESSOA DO SINGULAR. ...
  5. SUJEITO INDETERMINADO EXPRESSO PELA FORMA DO VERBO.

O que é o sujeito oculto?

Sujeito oculto ou elíptico é aquele que não está visível na frase, mas que pode ser identificado pelo contexto. Dessa forma, o sujeito existe, consegue ser identificado, mas não está expresso na oração.

Como identificar o sujeito oculto em uma frase?

Sujeito oculto ou sujeito elíptico: é aquele que não está explícito na oração, mas pode ser determinado pela flexão número-pessoa do verbo, ou por sua presença em alguma oração antecedente.

O que é sujeito indeterminado e exemplos?

Quando a oração apresenta um verbo na terceira pessoa do plural (eles), não é possível identificar o sujeito dessa oração, por isso o sujeito é classificado como sujeito indeterminado. Veja os exemplos: Disseram que ele vai viajar. Falaram que haverá greve na universidade.

Qual é o sujeito indeterminado?

Professora licenciada em Letras O sujeito indeterminado é o tipo de sujeito que não pode ser identificado na oração. Isso acontece quando não conseguimos perceber, pelo contexto ou pelo verbo que o acompanha, quem praticou a ação. Exemplo: Estão cantando na praça desde ontem.

Qual é o sujeito indeterminado na oração?

O sujeito indeterminado é um tipo de sujeito que não pode ser identificado na oração. Ele acontece quando não conseguimos perceber o ser que praticou a ação, nem pelo contexto, nem pelo verbo. Exemplo: Estão cantando na praça desde ontem. A partir do exemplo acima, não conseguimos...

Qual a diferença entre sujeito oculto e sujeito inexistente?

Além do sujeito indeterminado, há o sujeito oculto e o sujeito inexistente. Eles possuem particularidades e não devem ser confundidos em uma análise sintática. A diferença primordial reside na determinação do sujeito.

Será que o sujeito é oculto?

Nesses casos, o sujeito não é oculto e o verbo sempre concordará com ele. Basta inverter a frase para encontrá-lo: ♦ Casa é alugada, casas são alugadas; ♦ Carro está a venda; carros estão a venda; ♦ Emprego é oferecido, empregos são oferecidos; ♦ Dor na coluna é tratada; dores são tratadas.

Postagens relacionadas: