Como cuidar tímpano furado?

Índice

Como cuidar tímpano furado?

Como cuidar tímpano furado?

Para se tratar o tímpano perfurado, primeiro, deve-se afastar infecção (otite). Como o tímpano é uma barreira de proteção, seu rompimento facilita a entrada de bactérias. Se o médico constatar sinais de infecção, o tratamento será feito com antibióticos, que podem ser por via oral ou gotas otológicas.

Como é feita a reconstrução do tímpano?

Considerado bastante simples, a cirurgia de timpanoplastia consiste na colocação de um enxerto de cartilagem ou de parte muscular da orelha para o fechamento da perfuração. Para isso, o cirurgião realiza uma pequena incisão no canal auditivo ou atrás da orelha, por onde será colocado o enxerto.

Qual é o tempo de recuperação de uma cirurgia de timpanoplastia?

O enxerto é obtido através deste mesmo acesso cirúrgico, e o mesmo irá funcionar como uma ponte para que a membrana timpânica possa “crescer” novamente e assim fechar a perfuração. O procedimento dura cerca de 60 a 90 minutos.

Por que o tímpano pode estar perfurado?

Os sinais e sintomas que podem indicar que o tímpano pode estar perfurado são: Pode haver febre, tontura e vertigem.

Como fazer o diagnóstico de tímpano perfurado?

O diagnóstico de tímpano perfurado é feita através do histórico médico do paciente e do exame da membrana timpânica com aparelhagem especial, o otoscópio e/ou microscópio. O otorrinolaringologista pode solicitar também uma audiometria para avaliar se o paciente ficou com algum tipo de perda auditiva.

Como funciona o tímpano?

Com formato arredondado, ele vibra quando o som a atinge e transmite essa vibração para ossículos do ouvido médio, que por sua vez, o levam até a cóclea - que fica no ouvido interno. Se houver a perfuração do tímpano, as ondas sonoras não são transmitidas, os ossículos não se movimentam e a vibração sonora não chega até a cóclea.

Como o tímpano perfura o ouvido?

Por ser muito sensível e fino, o tímpano pode ser perfurado facilmente! Com formato arredondado, ele vibra quando o som a atinge e transmite essa vibração para ossículos do ouvido médio, que por sua vez, o levam até a cóclea - que fica no ouvido interno.

Postagens relacionadas: