Quais são os verbos que precisam de complemento?

Índice

Quais são os verbos que precisam de complemento?

Quais são os verbos que precisam de complemento?

Verbos transitivos e intransitivos

  • Verbos transitivos são verbos que precisam de complementos verbais para completar o seu sentido. ...
  • Verbos transitivos diretos pedem um objeto direto como complemento, indicando quem ou o quê.

Como é chamado o verbo que precisa de complemento para ter sentido completo?

Verbos transitivos. Os verbos transitivos são verbos que têm o sentido incompleto. Diferente dos verbos intransitivos, os verbos transitivos precisam de um complemento verbal para ter sentido, isto é, precisam de um objeto direto e/ou objeto indireto.

Como saber se o verbo pede complemento?

OBS: Para definir qual o complemento verbal, uma dica é observar o verbo ao qual este se liga. Se o verbo for de LIGAÇÃO, então é porque trata-se de um Predicativo, se o verbo for TRANSITIVO DIRETO é porque se trata de um Objeto Direto, e se o verbo for TRANSITIVO INDIRETO é porque seu complemento é um Objeto Indireto.

Quando a frase precisa de complemento?

Os verbos transitivos precisam de complemento para que possamos dar sentido à frase em que são empregados. Esse complemento pode ser seguido ou não de preposição, o que leva à classificação deles em transitivos diretos, transitivos indiretos ou intransitivos.

Como são chamados os verbos que dispensam complemento?

Os verbos que têm sentido completo são chamados de intransitivos. De acordo com Cegalla (2008, p. 336), eles “podem vir acompanhados de um adjunto adverbial e mesmo de um predicativo (qualidade, característica)”, mas dispensam complemento. ... Já os verbos transitivos são aqueles que exigem complemento.

Como se classifica esse complemento?

Complemento verbal diz respeito ao termo que completa o sentido do verbo transitivo, e pode ser: objeto direto e objeto indireto. O objeto direto completa o sentido do verbo sem o uso de preposição, ou seja, se liga diretamente ao verbo transitivo sem o uso de preposição.

Quem é o sujeito o verbo e o complemento?

Complemento verbal é o termo da oração que completa ou integra o sentido de verbos transitivos. Esses termos com essa função podem ser: a) Objeto direto: É o complemento verbal que se liga a um verbo transitivo direto, ou seja, é o complemento que está ligado ao verbo sem a presença de preposição.

Em qual das frases o verbo precisa ter outro complemento?

Os verbos que precisam de complemento, são os verbos transitivos (que podem ser diretos ou indiretos). ... Quem gosta, gosta de alguma coisa, no caso, o verbo gostar precisa de um complemento pra que a mensagem fique clara e possa ser entendida. Os verbos que não precisam de complemento, são os intransitivos.

Como são classificados os verbos que não?

Os verbos são classificados em: regulares, irregulares, defectivos, abundantes e anômalos. - Regulares: são aqueles em que o radical permanece o mesmo em toda conjugação. ... - Irregulares: são os verbos cujos radicais se alteram ou cujas terminações não seguem o modelo da conjugação a que pertence. Exemplo: verbo ouvir.

Quais são os verbos e seus complementos?

No entanto, na medida em que passamos a analisá-los mais cuidadosamente e, consequentemente, compreendê-los em toda a sua essência, tal concepção tende a se amenizar cada vez mais. Como exemplo disso citamos a chamada regência verbal, que nada mais é do que a relação que se estabelece entre os verbos e seus respectivos complementos.

Por que os complementos precisam ser complementados?

Como pôde perceber, ambos os verbos precisaram ser complementados, por isso, eles são chamados de transitivos, os quais podem ser transitivos diretos (se o complemento for um objeto direto) e indiretos (no caso de o complemento ser um objeto indireto). Mas ainda precisamos conhecer outro. Assim, observe: Sorri.

Como usar o verbo “precisar”?

Quanto ao verbo “precisar”, usualmente, na linguagem relativa ao português contemporâneo, duas colocações são admitidas: - No caso de o complemento ser um substantivo ou pronome, o correto é usarmos a preposição. Assim sendo, ele se classifica como transitivo indireto. Observe: Preciso de carinho e atenção. Preciso de você.

Por que os complementos são diretos?

Esses complementos são chamados de objetos que variam de acordo com a necessidade dos verbos. Porque os verbos podem ser diretos, indiretos ou os dois ao mesmo tempo. O objeto direto não pede uma preposição. Na tirinha, podemos observar a sentença “Você é o gato que comeu meu irmão”.

Postagens relacionadas: