O que acontece se faltar óleo no câmbio automático?

Índice

O que acontece se faltar óleo no câmbio automático?

O que acontece se faltar óleo no câmbio automático?

Ouça em voz altaPausar2 - Rodar com fluido fora do nível Sem fluido de transmissão suficiente para lubrificar, fornecer pressão de fluido e resfriar as partes mecânicas internas, é provável que a temperatura de funcionamento aumente. E como já comentei aqui, o calor excessivo é a ruína de um câmbio automático.

Quais são os sintomas relacionados ao óleo do câmbio automático?

Vamos listar abaixo, alguns dos sintomas mais comuns relacionados ao baixo nível do óleo do câmbio automático. Se seu carro apresenta sintomas tais como mudanças bruscas, patinação, ruídos estranhos, aquecimento excessivo ou vazamentos, o dia em que você poderá se ver parado no meio da estrada pode estar mais perto do que você imagina.

Como o câmbio do carro utiliza óleo lubrificante?

Assim como o motor, o câmbio do carro também utiliza óleo lubrificante, que tem como função primordial reduzir o atrito e, dessa forma, preservar as peças móveis do desgaste. No entanto, existem algumas peculiaridades que exigem atenção do proprietário, que detalhamos a seguir.

Como verificar o fluido do câmbio automático?

Além de ter a função de arrefecimento, o fluido da transmissão é vital para a capacidade de funcionamento da mesma. É muito importante verificar o nível de fluido do câmbio automático e ficar atento a vazamentos. É fácil identificá-lo, por conta da cor que é mais clara, indo do vermelho ao amarelo e também porque o cheiro é muito característico.

Quais são as recomendações para trocas de óleo?

Há desde recomendações para trocas a cada determinada quilometragem ou tempo, como o óleo do motor, como a indicação de substituição apenas se for constatada necessidade nas verificações periódicas. Já a checagem periódica do nível do óleo da transmissão automática também requer atenção.

Postagens relacionadas: