Onde se aplica o BDI?

Índice

Onde se aplica o BDI?

Onde se aplica o BDI?

Inicialmente o BDI era um conceito apenas aplicado em orçamentos de obras e empreendimentos de Engenharia Civil, mas pode ser adaptado em outras oportunidades, como por exemplo em licitações que envolvem postos de trabalho alocados. Veja: O BDI na Construção Civil é muito importante quanto se trata de licitações.

Como colocar o BDI no orçamento?

Como calcular o BDI das suas obras

  1. A = 1 + Administração Central (AC) + Custo Financeiro (CF) + Seguros (S) + Garantias (G) + Margem de Incerteza (MI);
  2. B = 1 – (Tributos Municipais [TM] + Tributos Estaduais [TE] + Tributos Federais [TF] + Lucratividade Prevista)

O que é BDI de um orçamento?

O termo BDI vem do inglês e significa Budget Difference Income, que no Brasil foi traduzido como Benefícios e Despesas Indiretas. No cálculo do preço final, o BDI é um componente adicional aos custos diretos.

O que significa e onde se aplica o BDI?

BDI é a sigla de Budget Difference Income que significa Benefícios e Despesas Indiretas (também designado por Bonificação). ... O BDI deve cobrir todas as despesas do projeto, incluindo o lucro almejado. Em um orçamento, o preço final de um empreendimento é determinado pelos Custos Diretos e pelos Custos Indiretos (BDI).

Quanto usar de BDI?

Não há uma forma única de se calcular o BDI, já que cada obra apresenta fatores distintos, mas geralmente se usa a seguinte fórmula, recomendada pelo Instituto Brasileiro de Engenharia de Custos (IBEC): BDI ={ [ ( 1+ AC + CF + S + MI ) / ( 1 – T – L – G ) ] – 1} x 100.

São exemplos de BDI?

São exemplos de custos indiretos: instalação do canteiro de obras, custos com a administração local, aluguel da sede da empresa, mobilização e desmobilização do canteiro, seguros e despesas tributárias. Estes são considerados no BDI.

Quanto colocar de BDI?

Como é feito o cálculo do BDI?
ItemPercentual (%)
Margem de Incerteza1,27%
Tributos municipais (ISS)3,00%
Tributos estaduais
Tributos federais (PIS e Cofins)3,65%

Como calcular BDI para licitação?

Os elementos necessários no cálculo do BDI são: Margem de Incerteza (MI) — representa os custos estimados com imprevistos; Seguros (S) — é o percentual (cerca de 0,5%) sobre o total da obra, que deve ser reservado para o seguro de Riscos de Engenharia; Garantias (G) — é o custo com seguro garantia (cerca de 0,1%);

Quanto é o BDI de uma obra?

Corresponde, portanto, a valores pagos com a estrutura administrativa, comunicação, recursos humanos, aluguéis, suprimentos, entre outros. A taxa média de rateio varia de acordo com o tamanho da empresa e, em média, vai de 8% para as grandes organizações, chegando até 20% nas de pequeno porte.

Qual o valor máximo do BDI?

Premissas e Considerações para o Cálculo do BDI O acórdão nº. 2.622/2013 estabelece que essa parcela fique entre 3,00% e 5,50%, para obras de construção de edifícios.

Como realizar o cálculo do BDI?

O cálculo do BDI, quando realizado de forma correta, possibilita que o responsável pelo orçamento detalhe cada item presente no documento. Assim, é fácil identificar e apresentar o custo real de cada item que compôs o projeto.

Como calcular o BDI da obra?

O cálculo do BDI é uma etapa importante na precificação da obra. Ele garante que o valor será adequado para suprir todas as despesas indiretas, tornando seu resultado financeiro mais eficiente. Experimente utilizar uma tecnologia nesse processo: faça o teste gratuito do software Veja Obra!

Como é aplicado o BDI na construção civil?

Inicialmente o BDI era um conceito apenas aplicado em orçamentos de obras e empreendimentos de Engenharia Civil, mas pode ser adaptado em outras oportunidades, como por exemplo em licitações que envolvem postos de trabalho alocados. Veja: O BDI na Construção Civil é muito importante quanto se trata de licitações.

Qual a definição do BDI?

Numa outra definição, o BDI é o rateio do Lucro mais os Custos Indiretos aplicado aos Custos Diretos e também pode ser admitido pela sigla LCI ...

Postagens relacionadas: