Como saber se o átomo é do mesmo elemento químico?
Índice
- Como saber se o átomo é do mesmo elemento químico?
- Quando dizemos que um átomo e Isóbaro entre si?
- Quais as duas regiões distintas que formam o átomo?
- Por que o elemento químico é um átomo só?
- Qual o número atômico do elemento químico?
- Como podemos representar um elemento químico?
- Qual o número de elétrons de um átomo?
Como saber se o átomo é do mesmo elemento químico?
* Isótopos: São átomos de um mesmo elemento químico que possuem a mesma quantidade de prótons (mesmo número atômico), mas diferenciam-se pelo número de massa (A = prótons + nêutrons). O seu número de massa é diferente porque a quantidade de nêutrons no núcleo é diferente.
Quando dizemos que um átomo e Isóbaro entre si?
Isóbaros: átomos que possuem o mesmo número de massa (A) e diferentes números atômicos (Z), como por exemplo, os elementos Nitrogênio (N) e Carbono (C).
Quais as duas regiões distintas que formam o átomo?
A estrutura do átomo é dividida basicamente em duas regiões: o núcleo, que é formado pelos prótons e nêutrons, e a eletrosfera, formada por elétrons e um grande vazio.
Por que o elemento químico é um átomo só?
Do mesmo modo, o elemento químico é um conjunto de átomos com o mesmo número atômico, porém a menor parte é um átomo só.
Qual o número atômico do elemento químico?
Do mesmo modo, o elemento químico é um conjunto de átomos com o mesmo número atômico, mas a menor parte é apenas um átomo. Assim, na Tabela Periódica, apresentada em ordem crescente de número atômico, é exatamente esse número que identifica e diferencia os elementos químicos uns dos outros.
Como podemos representar um elemento químico?
A figura abaixo mostra como isso pode ser feito para representar um elemento químico: Essa representação está de acordo com as normas da União da Química Pura e Aplicada (IUPAC). A seguir temos os elementos químicos sódio (Na) e cloro (Cl) sendo representados dessa forma:
Qual o número de elétrons de um átomo?
O número de elétrons de um átomo pode variar, mudando a carga total do átomo. Segundo o modelo atômico de Bohr, os elétrons podem ganhar energia e passar a camadas eletrônicas mais distantes do núcleo.