Como descobrir se eu tenho desvio de septo?
Índice
- Como descobrir se eu tenho desvio de septo?
- Quais as indicações para septoplastia?
- Como conseguir cirurgia de desvio de septo pelo SUS?
- O que acontece quando se tem desvio de septo?
- Como saber se tenho desvio de septo sem exame?
- Quais são os riscos da cirurgia de desvio de septo?
- Como tratar o desvio de septo?
- Como é o pós-operatório da cirurgia de desvio do septo nasal?
- Qual a idade ideal para cirurgia de septo?
Como descobrir se eu tenho desvio de septo?
O diagnóstico do desvio de septo é feito na consulta com o médico otorrinolaringologista. Através de exames, nomeadamente com videoendoscopia nasal, é possível diagnosticar e mostrar ao paciente o desvio do septo, assim como a diminuição do espaço dentro do nariz para a passagem de ar.
Quais as indicações para septoplastia?
O objetivo desta cirurgia é centralizar o septo nasal, sendo indicada quando o desvio causa obstrução nasal importante (nariz entupido), infecções nos seios paranasais (sinusites), cefaléia (dor de cabeça) e para complementar o tratamento do ronco e da apnéia do sono.
Como conseguir cirurgia de desvio de septo pelo SUS?
O Sistema Único de Saúde (SUS) cobre a cirurgia de desvio de septo. Porém, é preciso realizar uma série de passos. A primeira coisa que deve ser feita é procurar uma Unidade Básica de Saúde (UBS) e fazer seu cadastro no SUS, caso não tenha.
O que acontece quando se tem desvio de septo?
Quando uma narina é maior do que outra, ocorre a condição chamada de desvio de septo —que se for pequeno e não gerar incômodos não chega a ser um problema. A alteração acontece por causa de um crescimento exagerado da cartilagem ou até mesmo de forma traumática, ao levar uma pancada e quebrar o nariz, por exemplo.
Como saber se tenho desvio de septo sem exame?
Os sinais mais comuns são:
- Sensação de nariz constantemente congestionado;
- Vontade constante de respirar pela boca;
- Ronco;
- Ruído ao respirar durante o sono;
- Sangramento nasal;
- Dores de cabeça (cefaleia);
- Dores nos ossos da face;
- Síndrome da apneia obstrutiva do sono (SAOS);
Quais são os riscos da cirurgia de desvio de septo?
Quais são os riscos e as possíveis complicações da cirurgia de desvio de septo? São comuns no pós-operatório, mas geralmente são leves e facilmente controláveis por medicamentos.
Como tratar o desvio de septo?
O desvio de septo é uma condição extremamente comum e muitas pessoas não precisam de tratamento. Alguns sintomas, como nariz entupido ou secreção nasal, podem ser aliviados com os medicamentos citados acima.
Como é o pós-operatório da cirurgia de desvio do septo nasal?
Como é o pós-operatório da cirurgia de desvio do septo nasal? No dia da cirurgia pode haver vômitos, geralmente com sangue escuro que foi engolido durante a operação. A ocorrência de vômitos repetidos ou com sangue vermelho vivo deve ser comunicada ao médico.
Qual a idade ideal para cirurgia de septo?
Em relação à idade, o ideal é que a cirurgia ocorra após os 16 anos de idade, quando está encerrada a fase de crescimento do septo; porém, em casos especiais, o procedimento pode ser indicado mais cedo, conforme alerta Dolci.