Como usar inoculante turfoso?
Índice
- Como usar inoculante turfoso?
- Como é feito o inoculante?
- Qual é a desvantagem no uso de muitas doses de inoculante na semente?
- Para que serve o inoculante?
- Qual a bactéria e quais as estirpes são usadas nos inoculantes recomendados para o Brasil?
- Como encontrar o inoculante?
- Qual o benefício do uso de inoculantes?
- Qual é o insumo inoculante?
- Qual a diferença entre turfoso e líquido?
Como usar inoculante turfoso?
A inoculação deve ser feita à sombra e a semeadura deve ser efetuada no mesmo dia, mantendo-se a semente inoculada protegida do sol e do calor excessivo. Para melhor aderência do inoculante turfoso, recomenda-se umedecer a semente com água açucarada a 10 %.
Como é feito o inoculante?
O inoculante é um produto que contém grande quantidade de bactérias que fazem muito bem às lavouras. Ele intensifica o processo natural da fixação biológica de nitrogênio (FBN), através do qual bactérias que vivem no solo se associam às plantas, captam o nitrogênio do ar e o transformam em alimento para a planta.
Qual é a desvantagem no uso de muitas doses de inoculante na semente?
Evite a utilização de inoculante direto na caixa semeadora. De acordo com estudos de pesquisadores da Embrapa, esse manejo isso dificulta a aderência das bactérias à semente e interfere na eficiência do processo.
Para que serve o inoculante?
Inoculação é o processo por meio do qual bactérias fixadoras de nitrogênio, selecionadas pela pesquisa, são adicionadas às sementes das plantas antes da semeadura. A inoculação é feita com um produto chamado de inoculante ou biofertilizante.
Qual a bactéria e quais as estirpes são usadas nos inoculantes recomendados para o Brasil?
Em associação com as plantas leguminosas, como feijão e soja, encontramos as bactérias dos gêneros Rhizobium e Bradyrhizobium, utilizadas na produção de inoculantes. No setor agrícola brasileiro, cerca de 80% do inoculante é a base de Bradyrhizobium sp., 10% à base de Azospirillum sp.
Como encontrar o inoculante?
O inoculante pode ser encontrado em empresas credenciadas pelo Mapa, em instituições de pesquisa estaduais e na Embrapa Agrobiologia. São produtos baratos, oferecidos em forma líquida, gel, turfosos e até novas formulações.
Qual o benefício do uso de inoculantes?
O uso de inoculantes resulta em uma considerável melhoria na resistência aos estresses ambientais e maior eficiência na absorção de água e de outros nutrientes.
Qual é o insumo inoculante?
Inoculante é um insumo biológico com microrganismos capazes de desempenhar atividades benéficas e necessárias para o desenvolvimento das plantas.
Qual a diferença entre turfoso e líquido?
Por exemplo, a diferença entre um inoculante para soja turfoso e o líquido, é a praticidade de aplicação. Enquanto o produto líquido já vem na quantidade correta para você adicionar ao processo de tratamento de semente, o turfoso necessita da preparação de uma solução açucarada a 10% para promover a aderência do mesmo a semente.