Como descobrir se tem anemia falciforme?
Índice
- Como descobrir se tem anemia falciforme?
- Qual o nome do exame para saber se tem anemia falciforme?
- Quais são as complicações da anemia falciforme?
- Quem tem anemia falciforme pode engravidar?
- Como fazer um transplante para anemia falciforme?
- Por que a anemia falciforme é causada por deficiência de Ferro?
Como descobrir se tem anemia falciforme?
Diagnóstico: A detecção é feita através do exame eletroforese de hemoglobina. O teste do pezinho, realizado gratuitamente antes do bebê receber alta da maternidade, proporciona a detecção precoce de hemoglobinopatias, como a anemia falciforme.
Qual o nome do exame para saber se tem anemia falciforme?
O exame para diagnosticar a anemia falciforme é a eletroforese de hemoglobina. Também pode ser feito o teste genético com pesquisa de mutações no gene HBB.
Quais são as complicações da anemia falciforme?
As complicações que podem afetar os paciente com anemia falciforme podem ser: Priapismo, que é a ereção dolorosa, anormal e persistente não acompanhada de desejo sexual ou excitação, comum em homens jovens.
Quem tem anemia falciforme pode engravidar?
No entanto, podem transmitir o gene com mutação para as gerações seguintes. Caso um indivíduo com traço falciforme tenha um filho com uma pessoa que também tenha o traço, a criança poderá ter anemia falciforme (se nessa concepção especificamente, ambos os pais transmitirem o gene para hemoglobina S). Quem tem anemia falciforme pode engravidar?
Como fazer um transplante para anemia falciforme?
Células da medula óssea ou células-tronco de um parente ou outro doador que não tem o gene da anemia falciforme podem ser transplantadas para uma pessoa com a doença. Ainda que tal transplante possa ser uma cura, ele é arriscado e não é feito com frequência.
Por que a anemia falciforme é causada por deficiência de Ferro?
Consequentemente, essas células não carregam oxigênio de forma correta ao corpo, levando à anemia. É importante não confundir a anemia falciforme com a anemia ferropriva, causada por deficiência de ferro. A segunda é muito mais comum (estima-se que 90% das anemias sejam causadas por carência de ferro).