O que causa líquido no abdômen?

Índice

O que causa líquido no abdômen?

O que causa líquido no abdômen?

A ascite consiste em um acúmulo de líquido (ascítico) que contém proteínas dentro do abdômen. Muitos distúrbios podem causar ascite, mas o mais comum é o aumento da pressão arterial nas veias que levam o sangue para o fígado (hipertensão portal), geralmente devido a cirrose.

Qual o Exame fazer para saber se está com ascite?

Diagnóstico de Ascite

  1. Exame de sangue.
  2. Exames de imagem, como ultassonografia, tomografia e ressonância magnética.
  3. Parecentese, ou punção abdominal, também podem ser uma opção viável. Este procedimento envolve o uso de uma agulha fina para extrair o líquido do abdômen.

Como identificar líquido no abdômen?

A ascite pode causar grande desconforto e apresentar sintomas como:

  1. Ganho de peso.
  2. Inchaço abdominal.
  3. Sensação de plenitude ou distensão.
  4. Sensação de peso.
  5. Indigestão.
  6. Náuseas ou vômitos.
  7. Inchaço em outras regiões do corpo como membros inferiores.

O que fazer para diminuir a ascite?

A ascite não tem cura, porém, pode ser tratada com remédios diuréticos, restrição de sal na alimentação e com a não ingestão de bebidas alcoólicas, para eliminar o excesso de líquidos no abdômen.

Quem trata de ascite?

A ascite pode ser causada por várias doenças, não sendo considerada uma doença em si. Por isso, o profissional mais capacitado para cuidar da ascite depende do diagnóstico da doença que está causando a mesma. Pode ser um hepatologista, um nefrologista, um cardiologista, um oncologista ou um cirugião.

Como se forma o líquido Ascitico?

Porém, apesar de terem nomes diferentes, o mecanismo de formação da ascite é basicamente o mesmo dos edemas da pele (leia: INCHAÇOS E EDEMAS). De forma resumida, podemos dizer que a ascite forma-se pelo extravasamento de líquido dos vasos sanguíneos que irrigam o peritônio para dentro da cavidade peritonial.

Quando há acúmulo de líquido no abdômen?

Esta condição se dá quando há um acúmulo anormal de líquido no abdômen, causando uma barriga d'água, e pode vir de um derrame por osmose através dos vasos sanguíneos, do sistema linfático ou dos diferentes órgãos nessa parte do corpo.

Qual o local onde aparece a dor do abdômen?

O local onde aparece a dor pode indicar o órgão que está com problemas, como, por exemplo, a dor que surge do lado esquerdo do abdômen, na parte de cima, pode indicar uma úlcera gástrica, enquanto a do lado direito pode indicar problemas no fígado.

Quem pode diagnosticar um abdômen distendido?

Especialistas que podem diagnosticar um abdômen distendido são: 1 Clínico geral 2 Gastroenterologista 3 Endocrinologista 4 Metabologista 5 Proctologista 6 Oncologista More ...

Como evitar a dor abdominal?

Além do uso destes medicamentos, em alguns casos, o médico pode ainda recomendar fazer alterações na dieta, como evitar frituras e refrigerantes, assim como ingerir menos alimentos flatulentos como feijão, grão de bico, lentilha ou ovos, já que a dieta é uma das principais causas de dor abdominal, uma vez que pode aumentar a produção de gases.

Postagens relacionadas: